Quando todos os olhares estavam voltados para o líder e soberano da temporada, o alemão Nico Rosberg, quem deu as cartas no treino classificatório para a quinta etapa da temporada foi o mordido inglês Lewis Hamilton. O campeão mundial de 2015 cravou para garantir a pole-position no GP da Espanha a marca de 1:22.000.
Prometendo não dar vida fácil ao seu companheiro e adversário direto, Rosberg vai partir da segunda colocação. A Red Bull que vivia a expectativa de um bom fim de semana na pista de Barcelona, viu seus dois pilotos confirmarem presença na segunda fila, com Daniel Ricciardo em terceiro e Max Verstappen, fazendo sua estréia no time principal, ficando com o quarto tempo.
Leia mais:
Leia todas as notícias sobre Fórmula-1
As duas Ferrari aparecem nas quinta e sexta colocação, com Kimi Raikkonen superando Sebastian Vettel – algo pouco comum. Com a Williams, Valtteri Bottas vai largar na sétima colocação, tendo ao seu lado a Toro Rosso de Carlos Sainz. Fecham os dez primeiros: Sergio Perez, de Force India, e Fernando Alonso com McLaren.
A terceira parte do treino, que não foi marca por grandes surpresas, viu Hamilton superar Rosberg na última tentativa, enquanto o jovem e promissor Verstappen chegou a ocupar a segunda colocação. Destaque também para Alonso levando a McLaren ao Q3 e Raikkonen, superando Vettel em mais uma oportunidade na atual temporada, reforçando os motivos para os rumores de sua possível renovação com a Ferrari.
Primeira parte
No Q1, marcado pela normalidade no seu decorrer, foi marcado pela surpresa da eliminação do brasileiro Felipe Massa, com a Williams. Ele ficou fora junto com Jolyon Palmer, a dupla da Sauber, Marcus Ericsson e Felipe Nasr, e por fim os dois pilotos da Manor: Pascal Wehrlein e Rio Haryanto.
Segunda fase
Entre os eliminados no Q2 está a dupla da Hass (Romain Grosjean e Esteban Gutierrez), o inglês Jenson Button, da McLaren, Nico Hulkenberg com a sua Force India, o “rebaixado” Daniil Kvyat, que foi da Red Bull para a Toro Rosso após os erros cometidos na Rússia, e Kevin Magnussen, da Renault.