Em mais um treino recheado de críticas devido aos inúmeros pilotos eliminados enquanto já estavam fora de seus carros, caminhando pelo pitline ou realizando as suas pesagens finais, a definição do grid de largada para o GP do Bahrein terminou com a pole position de Lewis Hamilton, da Mercedes, que cravou a posição de honra com o tempo de 1:29.493. O inglês superou Nico Rosberg por apenas 77 milésimos. Mais uma vez, assim como em Melbourne, o pole estava decidido faltando 3 minutos para o fim do treino.
As duas Ferrari estarão novamente na segunda fila, com Sebastian Vettel largando de terceiro e Kimi Raikkonen ao seu lado, em quarto. Da quinta posição vai partir Daniel Ricciardo, que foi eliminado com sua Red Bull quando já estava com o bólido recolhido nos boxes.
Leia mais:
McLaren tenta liberar Alonso para correr, mas FIA rejeita apelação
Mercedes mostra favoritismo, e Rosberg mantém a frente no segundo treino livre do Bahrein
De maneira absoluta, Rosberg lidera primeiro treino no Bahrein
Sem conseguir emplacar uma volta competitiva, assim como seu companheiro Valtteri Bottas, o brasileiro Felipe Massa vai partir da sétima posição, enquanto Bottar partirá de sexto – os dois foram eliminas quando também já estavam fora do carro. Quem vai largar na oitava colocação é Nico Hulkenberg, que foi o primeiro eliminado no mata-mata no Q3.
A primeira parte do treino começou animada com os dois carros de Mercedes e Ferrari entrando na pista, com um início agitado. O primeiro eliminado da classificação foi o brasileiro Felipe Massa, que após os 7 minutos iniciais ocupava a 22ª colocação – ele errou em sua volta rápida com a Sauber. Na sequência, caíram Rio Haryanto, Jolyon Palmer, Kevin Magnussen (que já iria largar do fim do grid), Sergio Perez, Marcus Ericsson e Pascal Wehrlein, com a nanica Manor, que voltou aos boxes elogiado pela equipe após conseguir o 16º lugar no grid.
Enquanto lá em cima, Rosberg e Hamilton mantinham o domínio da Mercedes, seguido por Riccardo de Red Bull. Destaque também para os dois carros da Haas, que avançaram à segunda parte do treino.
No Q2, Mercedes e Ferrari seguiram mais à frente, enquanto, atrás, Daniil Kvyat era o primeiro eliminado. Sem chance de fazer muita coisa por conta do estilo mata-mata, Jenson Button caiu na sequência e Esteban Gutierrez foi o seguinte. Fora do seu carro e já nos boxes, Stoffel Vandoorne foi o próximo eliminado. Também fora de seu carro, Carlos Sainz despencou na sequência, com Max Verstappen saindo em seguida – ele que era eliminado enquanto se pesava. Em nono, caminhando pelo pitline, Romain Grosjean foi o último eliminado do Q2.
Confira o resultado do treino classificatório para o GP do Bahrein:
*LANCEPRESS