Rommel Toscan, morto depois de um acidente na prova de marcas no Autódromo de Tarumã neste domingo, era um empresário natural de Novo Hamburgo e que residia em Estância Velha. Na cidade, ele tinha uma empresa de equipamentos e sistemas para tratamento de águas, efluentes industriais e saneamento. Nascido em 9 de abril de 1985, deixou esposa e um filho. O corpo do piloto está sendo velado desde as 8h no Jardim da Memória, em Novo Hamburgo. O enterro será às 17h.
– Ele era piloto há pouco mais de dois anos. O pai dele também era piloto antigamente – conta Guga Gama, companheiro de Rommel na equipe Giocar Racing. Seu pai, já falecido, chamava-se Robson Toscan. Segundo o laudo da morte, divulgado pelo Hospital da Viamão, o piloto foi "vítima de capotamento com politraumatismo grave e chegou ao hospital em parada cardiorrespiratória".
Leia mais:
Apesar da relativa pouca experiência nas pistas, Toscan foi campeão da Classe Turismo das 12 Horas de Tarumã em 2014. Disputou a Classe B do Marcas RS em 2014 e 2015, com vitórias no currículo. Na temporada passada, ficou em 14° lugar na classificação final.
De acordo com Carlos de Deus, presidente da Federação Gaúcha de Automobilismo, a pista de Tarumã atende a todos os requisitos de segurança, mas o acidente será reavaliado para que se analise a possibilidade do aumento das medidas.
– Todas as categorias atendem aos requisitos das federações nacional e internacional de automobilismo. Vamos analisar, ver qual foi o problema, se existia algum problema na estrutura. Mas, pelo que se sabe inicialmente, não há. Conhecia muito pouco o Rommel, mas ele era bom piloto, teve ótimos resultados – falou o dirigente.
Confira a nota sobre a Federação Gaúcha de Automobilismo sobre o incidente:
"A temporada do automobilismo de asfalto no Rio Grande do Sul iniciou-se de forma trágica após o falecimento do piloto do Marcas & Pilotos Rommel Toscan durante a 2a bateria do dia.
O piloto sofreu um forte acidente no contorno da curva 3 do traçado viamonense ainda na primeira volta da prova. O atendimento da equipe de resgate foi rápido e eficiente, o piloto foi removido ao Hospital da Cidade de Viamão onde recebeu o atendimento emergencial. Devido a gravidade dos ferimentos, Rommel não resistiu sendo que as causas estão sendo apuradas e dependem de laudos médicos a serem emitidos. Todas as providências legais e desportivas foram tomadas.
Rommel é filho de um conhecido piloto gaúcho, Robson Toscan (já falecido) e estreou nas pistas em 2014 dentro do Marcas & Pilotos, sendo um piloto dos mais destacados seja por sua lisura e postura dentro e fora das pistas. Aos 30 anos, deixa esposa e filho. A Federação Gaucha de Automobilismo através de seu presidente Carlos A. de Deus e toda sua equipe presta suas condolências não apenas à família, mas a todos os amigos e fãs de automobilismo do estado do Rio Grande do Sul."