A primeira etapa do Rally Dakar precisou ser adiada por conta de fortes chuvas nas cidades de Rosário e Villa Carlos Paz. Os helicópteros utilizados para dar suporte aos participantes durante o percurso não possuíam visibilidade suficiente, fator primordial para a decisão do diretor de provas Étienne Lavigne ao cancelar a primeira etapa.
Motos e quadriciclos foram em comboio até o ponto final do percurso, enquanto os carros seguiram individualmente e os caminhões acompanharam a rota destinada aos veículos de apoio. A decisão visa garantir a segurança dos competidores, equipes e espectadores.
Motos e quadriciclos chegaram a realizar o deslocamento até o trecho da especial, mas as condições meteorológicas da região não são favoráveis para continuar o trajeto.
Neste domingo, carros e caminhões deveriam percorrer 662 quilômetros entre Rosário e Villa Carlos Paz, sendo 258 de trechos cronometrados. Motos e quadriciclos correriam 632 quilômetros, com especial de 227.
A próxima etapa será realizada nesta segunda-feira e é uma das maiores da rota do Dakar 2016. Com largada em Villa Carlos Paz e chegada em Termas de Río Hondo, ainda na Argentina, motos e quadriciclos terão um percurso de 786 quilômetros, com especial de 450. Carros e caminhões farão um trajeto maior, com 858 quilômetros, 521 de trechos cronometrados.
*ZHESPORTES