O pole Ed Carpenter não foi o único intruso entre os favoritos no treino classificatório para as 500 Milhas de Indianápolis, no último sábado. Mais surpreendente do que o americano foi o desempenho do colombiano Carlos Muñoz.
O nome, aliás, é desconhecido para muitos. Afinal, o piloto não disputa o campeonato da IndyCar de 2013. Mas, logo em sua primeira participação na prova mais tradicional da categoria, ele não se amedrontou e vai largar em segundo.
Aos 21 anos, Muñoz é o mais novo entre os 33 participantes das 500 Milhas em 2013. Além disso, é um dos quatro estreantes na disputa.
O piloto da Andretti Autosport corre pela mesma equipe na Indy Lights, categoria de acesso para a IndyCar. Após três provas, ele lidera o campeonato com 21 pontos de diferença para o segundo colocado. A ponta não é surpresa para alguém que venceu as duas últimas provas e ficou em sétimo na estreia.
Mais impressionante que os resultados nas corridas é o desempenho do colombiano nos treinos. Ele foi pole nas três disputas do ano.
Em Indianápolis, apesar da estreia com carros da IndyCar, o piloto não mostrou insegurança. Tanto que liderou dois treinos livres antes do Pole Day. Vale lembrar que ao seu lado na Andretti Racing estão o atual campeão da Indy, Ryan Hunter-Reay; o vencedor da última etapa, James Hinchcliffe, além de E. J. Viso e Marco Andretti.
Agora, Muñoz quer repetir o feito de Juan Pablo Montoya. Seu compatriota ganhou as 500 Milhas em 2000, justamente no ano de sua primeira prova no circuito.
- Não tenho palavras para descrever o sentimento de largar na primeira fila. Fazer o que Montoya fez é maravilhoso - afirmou.
O colombiano ainda não tem um título na carreira. Uma vitória nas 500 Milhas de Indianápolis, domingo, pode ser sua primeira conquista. Antes, na sexta, ele disputa a prova da Indy Lights no mesmo circuito.
Muñoz vai atrás de novos recordes
Além do compatriota Juan Pablo Montoya, o colombiano Carlos Muñoz vai tentar igualar Helio Castroneves nas 500 Milhas de Indianápolis, domingo. Isso porque, em 2001, o brasileiro foi o último estreante a conseguir vencer a prova. Desde então, as vitórias ficaram com os veteranos.
Com 21 anos, Muñoz também quer se tornar o mais jovem piloto a triunfar na corrida. Esse recorde pertence ao americano Troy Ruttman, que ficou com a primeira colocação em 1952, com 22 anos e 80 dias.
Ano passado, o colombiano quase venceu uma prova no circuito de Indianápolis. Ele ficou na segunda colocação na Firestone Freedom 100, uma corrida da Indy Lights que acontece dias antes das 500 Milhas. A prova tem 40 voltas de duração e é disputada normalmente na sexta-feira.
Nesta terça, Munõz vai ser homenageado em um almoço por ter sido o estreante mais rápido durante o treino classificatório.
QUEM É ELE?
Nome: Carlos Muñoz
Nascimento: 2/2/1992, em Bogotá (COL)
Carreira: Começou no kart em 2002. Está na segunda temporada na Indy Light. Em 2012, ficou na quinta colocação no campeonato. Antes, passou por categorias menores na Europa.