Durante os 20 anos de Rally dos Sertões, os competidores já passaram por várias cidades de vários estados do Brasil. A chegada da prova movimenta cada município por onde os pilotos passam e é palco de histórias marcantes em locais muitas vezes precários e até mesmo surpreendentes pelos mais diversos motivos. Foi então que surgiu a ação social do Rally dos Sertões, que está presente há 12 anos e, com foco na saúde, atende à população de comunidades carentes.
- Passamos por muitos lugares distantes e vimos ao longo dos anos essa necessidade de levar um pouco a estas populações e comunidades mais carentes. É uma maneira também de retribuir o carinho com o qual somos recebidos por onde passamos e todos os anos é um sucesso - afirmou o gerente de Marketing e Novos Negócios da Dunas Race, Lucas Moraes.
Neste ano, o Instituto Brasil Solidário (IBS) convidou a Universidade Metodista para conduzir o projeto e coordenar as ações em seis cidades do rally. A Metodista viajou com uma equipe formada por alunos, profissionais formados pela universidade, professores e médicas da FMABC.
Em cada uma das cidades percorridas, a equipe fica por cerca de um dia e meio desenvolvendo atividades e palestras. Um dos principais desafios encontrados pelas pessoas é a construção de um vínculo com o paciente atendido em cada local visitado.
- A expectativa é sempre grande em poder atender e trazer benefícios para a comunidade. Mas, infelizmente, em dois dias nós podemos fazer muito pouco por eles. Nosso maior objetivo é orientá-los - explicou Victor Bigoli, professor da Faculdade de Saúde e Coordenador de Projetos de Extensão na Universidade Metodista. A ação social do Rally acontece entre os dias 18 e 29 de agosto.