O caso envolvendo o jogador de vôlei Maurício Souza, do Minas Tênis Clube, ganhou novos capítulos nesta quarta-feira (27). Depois do clube mineiro rescindir contrato com o atleta por publicações homofóbicas em uma rede social e o central pedir desculpas no Twitter e no Instagram, o técnico da seleção masculina de vôlei, Renan Dal Zotto, falou sobre o caso.
— Tive de ir atrás das postagens, não fico acompanhando sempre, mas é um assunto que ganhou proporção, então tive de ir ver o que estava acontecendo. A gente fica muito triste por esse posicionamento do Maurício, até porque eu tive oportunidade de trabalhar com ele nos últimos cinco anos, inclusive dois anos do clube. Sempre houve respeito mútuo. A gente fica triste de ver esses depoimentos porque não cabe — disse Dal Zotto em contato com a reportagem de GZH, que completou, fechando as portas da seleção para Maurício:
— Não compactuo em absolutamente nada do que ele escreveu e posso garantir que na seleção não existe espaço para preconceito, seja ele qual for, nem para jogadores e nem para alguém da comissão técnica. Nos ambientes que eu convivo, também não. O vôlei sempre foi inclusivo e ficamos chateados com isso. Espero que o Maurício repense na vida, em tudo que está fazendo, porque não tem cabimento. Repudiamos todo e qualquer tipo de preconceito.
A polêmica teve início na semana passada, quando Maurício criticou no Instagram notícia de que a editora DC Comics anunciava que, em uma futura história de quadrinhos, o personagem do Super-Homem vai se descobrir bissexual.
"Ah, é só um desenho, não é nada demais'. Vai nessa que vai ver onde vamos parar" escreveu Maurício Souza, em uma primeira publicação sobre o assunto.
Depois, após críticas, voltou ao tema: "Hoje em dia o certo é errado, e o errado é certo... Não se depender de mim. Se tem que escolher um lado, eu fico do lado que eu acho certo! Fico com minhas crenças, valores e ideias".
Nesta semana, a pressão aumentou, principalmente após os principais patrocinadores do Minas — Fiat e Gerdau — se manifestarem publicamente, reprovando as opiniões do Maurício Souza e pedindo pelo saída do central da equipe, o que ocorreu nesta quarta.