A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul lançou uma iniciativa para prestar suporte na busca por empregos por trabalhadores que perderam sua fonte de renda na calamidade climática. O EmpregarTCHÊ, administrado pelo programa PUCRS Carreiras e pela Fundação Irmão José Otão (Fijo), já cadastrou a candidatura de dezenas de desempregados e associou 13 empresas parceiras.
Conforme a coordenadora do PUCRS Carreiras, Katia Almeida, o cadastramento de currículos teve início no abrigo mantido no centro esportivo da universidade, em Porto Alegre. Cerca de 50 trabalhadores foram presencialmente assessorados para que pudessem cadastrar dados no sistema.
— Muitas destas pessoas perderam suas casas e seus trabalhos. Percebemos que a iniciativa vinculada ao serviço que já é mantido na PUCRS poderia ajudar as pessoas neste momento difícil — descreve.
Katia explica que a parte dos trabalhadores assistidos, na ação ocorrida nesta semana no abrigo, havia perdido documentos. Muitos deles, provenientes de bairros como Sarandi, Humaitá e Vila Farrapos, sequer tinham o registro de um e-mail em seu nome.
— Levamos equipamentos, cadastramos e-mail em provedores gratuitos e passamos orientações básicas sobre como utilizar o recurso. A partir da criação do e-mail, as pessoas foram cadastradas no EmpregarTCHÊ — aponta.
A coordenadora do serviço destaca que um grupo de recrutadoras irá a outros abrigos, na Capital, para prestar o mesmo apoio. Segundo Katia, estão previstas visitas em pontos de acolhimento da Sogipa e do Grêmio Náutico União. Contudo, o acesso é livre para qualquer trabalhador, independentemente de possuir experiência ou formação.
Além da visualização pelas empresas engajadas na iniciativa, o participante também pode imprimir ou copiar seu currículo para apresentá-lo a potenciais empregadores durante a procura por trabalho.
Quais os requisitos?
Para cadastrar-se no EmpregarTCHÊ, o candidato deve acessar o site criado para a iniciativa. O primeiro passo é definir um e-mail para comunicação e uma senha de ingresso no sistema. É necessário preencher dados pessoais e informações profissionais para facilitar a conexão com empregadores.
Realizado o cadastro, o currículo para a fazer parte de um banco de talentos, onde as empresas terão acesso ao currículo e poderão contatar se o seu perfil se conectar com a vaga que a empresa oferece.
Empresas parceiras
A iniciativa também busca empresas que tenham disponíveis vaga de estágio ou vaga efetiva. Para integrar a ação, a empresa deve manifestar o interesse através deste formulário, hospedado no portal.
Caso o empreendimento já tenha cadastro no sistema PUCRS Careiras, a manifestação de interesse fica registrada a partir da confirmação das informações. Se não houver cadastro, os gestores da iniciativa irão criar um perfil para a empresa.
Conheça os parceiros do EmpregarTCHÊ
- Agricopel
- Associação Protetora da Infância
- Cobrance
- Conexxa RH
- Freddo Iguatemi
- Gerdau
- GP Pneus
- Grupo Elian
- Hard Rock Café Porto Alegre
- Monjuá
- Novodente
- Supermercado Angeloni
- Sx Negócios