Ao longo de 10 anos, o interesse dos candidatos do vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) por alguns cursos foi sendo alterado. Graduações de áreas como Artes e Ciências Exatas e Tecnológicas passaram a ter mais atenção dos vestibulandos. Já cursos mais tradicionais, como Engenharia Civil, tiveram queda significativa no número de candidatos por vaga.
Além de ser um indicativo do interesse dos estudantes, a quantidade de inscritos para cada curso serve para o candidato saber quão disputadas estão as vagas ofertadas. A densidade pode ajudar o candidato a avaliar o quanto precisa se dedicar para a prova e atingir o seu objetivo.
O vestibular 2025 da UFRGS ocorre em 30 de novembro e 1º de dezembro em seis cidades: Porto Alegre, Bento Gonçalves, Canoas, Gravataí, Novo Hamburgo e Tramandaí. Para esta edição, são 4.023 vagas distribuídas entre 97 cursos de graduação.
Confira a evolução da densidade de cada curso:
Observações
- Educação Física: ao longo dos 10 anos, o curso passou por algumas alterações. Durante 2016 e 2018 ele aparecia no vestibular dividido entre Manhã e Tarde, já entre 2019 e 2021, ele era separado entre Bacharelado e Licenciatura. Como de 2022 em diante passa a existir apenas uma opção do curso no vestibular, para facilitar a visualização dos dados, foi adotada a medida de somar as divisões dos anos anteriores.
- Pedagogia: depois de 2024, o curso passou a ser dividido em dois turnos, matutino e noturno. Por esse motivo, o histórico dos anos anteriores ficou separado na visualização.
- Ciências Biológicas: os dados das edições de 2016, 2017 e 2018 não estão disponíveis pois na época o curso era único no vestibular e nos anos posteriores passou a ser dividido entre bacharelado e licenciatura.
- Física – Bacharelado: nos anos de 2016 e 2017, o curso tinha quatro divisões: Astrofísica, Física Computacional, Materiais e Nanotecnologia e Pesquisa Básica. De 2018 em diante, passa a existir apenas Física – Bacharelado e Física – Bacharelado – Astrofísica. A fim de facilitar a visualização, os dados dos cursos de Física Computacional, Materiais e Nanotecnologia e de Pesquisa Básica foram agrupados em Física – Bacharelado.