Na segunda-feira, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) receberá 3.520 novos alunos, aprovados para o primeiro semestre de 2013. Para receber os recém-chegados, será promovida, na terça e na quarta-feira, uma feira com informações importantes para o início de suas vidas acadêmicas.
Eles poderão conhecer e tirar suas dúvidas sobre bolsas, intercâmbios, assistência estudantil, serviços de rede e internet (Portal do Aluno), bibliotecas, ensino, pesquisa e extensão. No Campus do Vale, a atividade será no dia 12, das 10h às 14h e das 17h às 19h, em uma tenda montada na praça central. No Campus Centro, ocorre no dia 13, nos mesmos horários, em frente à Faculdade de Educação.
Apoio aos trotes solidários
As atividades de acolhimento são abertas a todos os alunos da UFRGS. As pró-reitorias de Graduação (Prograd) e de Assistência Estudantil (Prae) reforçam o apoio aos trotes solidários, lembrando que o início do ano letivo deve ser celebrado com responsabilidade e respeito. A Prae disponibiliza, inclusive, um auxílio financeiro aos projetos de trote solidário aprovados pelas comissões das unidades.
Para evitar que os calouros passem por situações de violência, tanto física como psicológica, assim como aquelas que desrespeitem a vida e a dignidade humana, a UFRGS regulamenta o trote a partir de duas decisões do Conselho Universitário (Consun), uma de 2001 e outra de 2011, segundo as quais, o acolhimento é reconhecido pela universidade como um ritual de participação voluntária, desde que expresse tanto a alegria dos novos alunos, quanto a satisfação da instituição em ver-se renovada pelos novos ingressantes.
Os responsáveis por eventuais abusos cometidos ficam sujeitos, conforme o grau de participação, às sanções previstas no Regimento Geral da UFRGS (advertência, suspensão e exclusão), no Estatuto da Criança e do Adolescente e no Código Penal Brasileiro.
Em agosto, outros 1,9 mil calouros ingressarão na UFRGS, que disponibiliza o Guia do Calouro 2013, um informativo online para auxiliar estudantes no cotidiano acadêmico.