A secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, participa na próxima sexta-feira (26) de evento promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) na Bulgária. Na conferência Empowering the New Generation, haverá o lançamento do relatório Social and Emotional Skills for Better Lives (Habilidades Sociais e Emocionais para uma Vida Melhor, em tradução livre), com dados sobre o Brasil – conforme a OCDE, o levantamento abrange 23 locais de 21 países.
— As competências socioemocionais contribuem com a aprendizagem na escola e na vida — afirmou a secretária nesta terça-feira (23) à reportagem de GZH antes de embarcar.
De acordo com Raquel, serão apresentados dados do município de Sobral, no Ceará, que integra o levantamento da OCDE, mas sua fala no painel Da ciência à prática destacará ainda um projeto-piloto que é realizado no Rio Grande do Sul em 50 escolas.
A proposta, que deve ser expandida para cerca de 200 instituições de ensino do Estado, segundo a titular da Seduc, prevê a avaliação das habilidades socioemocionais dos alunos a partir da aplicação de questionários.
De acordo com a OCDE, o evento foi concebido para facilitar intercâmbios entre os responsáveis por políticas, especialistas internacionais, profissionais da educação, representantes de organizações filantrópicas e do setor empresarial. Também será a oportunidade, conforme a organização, de discussão sobre as principais conclusões do relatório e de como transformá-las em políticas e práticas nas salas de aula e nas escolas.