Terminou nesta sexta-feira (16) a programação do Feevale Summit, evento que busca fomentar a inovação e o empreendedorismo no Vale do Sinos. Em dois dias, a programação ocorreu no Campus 2 da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo. No primeiro dia de atividades, circularam pelo campus cerca de 1,6 mil pessoas. Nesta sexta, a previsão era de 2 mil participantes.
Neste segundo e último, as atrações foram a palestra com Nina Silva, empreendedora renomada e uma das fundadoras do Movimento Black Money, que lotou o Teatro Feevale, e a final do Like a Boss.
O desafio, que busca conectar novos negócios ao mercado, é promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). No Feevale Summit, três empresas foram classificadas para a etapa final da competição estadual do Like a Boss, que será no Gramado Summit 2024.
Entre as vencedoras está a Health LAB ID, health tech residente do Feevale Techpark, o parque tecnológico da Feevale.
— Estamos muito contentes de poder participar do evento, principalmente pelo Like a Boss, porque é uma grande oportunidade para a gente mostrar um pouco da nossa solução e escalar a empresa — ressalta Bruno Cardoso, representante comercial da startup, que é a primeira empresa brasileira a desenvolver um método de autocoleta sanguínea para resultados de diversos exames.
As duas outras finalistas são a Blix, que oferece serviços de assinatura e garante a entrega de aplicativos customizados e conteúdo digital a empresas, e a Eagle Care, health tech que utiliza a tecnologia para aproximar os cidadãos e pacientes dos serviços de assistência à saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio do celular.
No desafio promovido na Feevale, 15 startups participaram de batalhas entre si, sendo que tiveram seus projetos avaliados por uma banca composta por investidores e especialistas do ecossistema de inovação. As atividades foram realizadas no espaço Cosmos, no Prédio Vermelho do Campus 2 da universidade, onde ocorreram também as rodadas de negócio entre novos empreendimentos e grandes empresas, como Gerdau, Valorizza e Banrisul.
Transformando ideias em projetos
Apesar da parte aberta ao público ter sido concluída na sexta, as atividades do Feevale Summit continuam no sábado (16) com as competições Startup Graduation e Startup Postgraduate. Tratam-se de momentos de imersão para alunos de graduação e pós-graduação, com o objetivo de transformar projetos acadêmicos e artigos científicos em negócios.
A final da competição entre estudantes de graduação será neste sábado, às 17h, e a dos alunos de pós-graduação será na mesma data, pela manhã, às 11h30min. A proposta dos projetos é fomentar a interação entre estudantes, pesquisadores e o mercado de trabalho, de modo a inserir estes profissionais nas empresas e promover a cultura de trazer profissionais dedicados à pesquisa, desenvolvimento e inovação. Os alunos tiveram acesso a oficinas e mentorias com especialistas.