O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos inicia nesta sexta-feira (25) um debate sobre a organização de um concurso nacional unificado. A primeira reunião para projetar esse certame será realizada em Brasília, junto a outros órgãos do governo federal autorizados a realizar concursos públicos.
De acordo com a pasta, a ideia é que a prova do certame único seja aplicada no mesmo dia, em 180 cidades brasileiras, seguindo os moldes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serve para o ingresso em diversas universidades de todo o país.
Os candidatos classificados nesse concurso nacional devem preencher vagas em diferentes órgãos federais, como ministérios e autarquias, conforme informações do portal G1. Não está claro se há restrições para carreiras policiais e jurídicas, por exemplo. Além disso, até o momento, o governo não informou se há prazo para decidir sobre a criação do certame.
O secretário de Gestão de Pessoal, José Celso Cardoso Jr, considera a iniciativa “inovadora” por “tentar instaurar um processo mais organizado e coordenado de concursos, que harmoniza e padroniza os procedimentos e os resultados”:
— Com essa estratégia, nós pretendemos atrair pessoas que jamais teriam em outras condições, oportunidade de concorrer a uma vaga no setor público.