Na tarde deste sábado (12), Joana Ludwig Araujo, 33 anos, precisou encontrar um cantinho silencioso em meio à quermesse da escola onde trabalha, a EMEI Amor-Perfeito, em São Leopoldo, para conversar com a reportagem de GZH. A celebração também é uma oportunidade para de se despedir dos colegas.
Natural de Porto Alegre, a pedagoga, que atua como supervisora escolar, é a única gaúcha entre os 30 educadores brasileiros selecionados no país para participar de um programa especial de pós-graduação na Irlanda. Eles viajam na próxima terça-feira (15) para completar uma especialização de um ano em mentoria e liderança educacional na Mary Immaculate College (MIC), com todos os custos cobertos.
As bolsas são financiadas por meio de uma parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com a instituição de ensino irlandesa.
Foi o irmão de Joana que viu a divulgação do edital no Instagram da Capes. Para a inscrição, ela precisou fazer uma prova de proficiência em inglês, na qual tirou a nota necessária, além de escrever uma carta de interesse e anexar seu currículo. Em um primeiro momento, foram selecionados 120 professores da rede pública. Todos participaram de um curso online de inglês acadêmico por dois meses. Desses, 30 foram selecionados — entre eles, Joana.
— A última prova valia a nota mais alta para ir. Era um vídeo de cinco minutos que cada estudante tinha que fazer sobre um tema de alguma aula que havíamos assistido — relata ela, que formou-se pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2014.
— Vai ser um grande desafio. As expectativas são as melhores. A Irlanda é reconhecida na área da educação, na Europa mesmo tem os melhores índices da educação básica. Tenho muito o que aprender e aproveitar essa oportunidade, que não é para todo mundo.
Esse é o segundo de três programas financiados pela Capes em parceria com a Mary Immaculate College (MIC). Em 2019, 19 diretores e coordenadores de escolas públicas de oito Estados brasileiros foram apoiados para fazer o mesmo programa. O próximo edital deve ser publicado ainda neste ano.
A Especialização Internacional em Mentoria e Liderança em Escolas, como é chamado o programa, conta com uma carga horária de 360 horas para auxiliar educadores a desenvolverem habilidades sobre gerenciamento e liderança em ambientes educacionais. É projetado para professores que desejam assumir um papel de liderança nas escolas.
Entre os módulos do curso, estão: estilos e perspectivas sobre lideranças, aprendizagem e tutoria de professores, liderança e mudança curricular e liderança no contexto das escolas como organizações.