As inscrições para a primeira Escola de Eletricistas da CEEE Grupo Equatorial Energia abriram nesta segunda-feira (5) e seguem até terça-feira (6). Os cursos, ministrados em parceria com o Senai-RS, são gratuitos e serão disponibilizados em Porto Alegre e em Pelotas. Os interessados em participar do processo seletivo devem se inscrever pelo site.
Com mais de 400 alunos formados no ano de 2022, nos Estados de Alagoas, Amapá, Maranhão, Pará e Piauí, o programa Escola de Eletricistas do Grupo Equatorial chega ao Rio Grande do Sul. Com o objetivo de realizar a formação gratuita de pessoas para atuação no setor de distribuição de energia elétrica, as aulas no Estado ocorrerão em dois locais: na Faculdade Senai de Tecnologia (Av. Assis Brasil, 8.450), no bairro Sarandi, zona norte de Porto Alegre, e no Centro de Formação Profissional Eraldo Giacobbe (Av. Bento Gonçalves, 5.073), no bairro Fragata, em Pelotas.
Ao todo, 50 vagas serão ofertadas, sendo 25 na Capital e 25 em Pelotas. A capacitação é direcionada para jovens e adultos maiores de 18 anos, que tenham diploma de conclusão do Ensino Médio e carteira nacional de habilitação (CNH) categoria B definitiva e dentro do prazo de validade. O Grupo Equatorial reserva 35% das vagas para mulheres.
O processo seletivo da Escola de Eletricistas 2023 será realizado em etapas, sendo todas de caráter eliminatório e classificatório. A divulgação da lista de candidatos aptos para a realização da prova objetiva, tendo como critério o atendimento aos requisitos estabelecidos no edital, será realizada na quarta-feira (7). A prova objetiva está marcada para domingo (11).
A qualificação tem carga horária de 40 horas semanais, totalizando 480 horas do curso profissionalizante e 112 horas de curso comportamental, que visa apoiar o aluno no desenvolvimento de habilidades cognitivas como comunicação, relacionamento interpessoal e estruturação do Projeto de Vida, ampliando a empregabilidade dos participantes. A duração aproximada do programa é de três meses e meio e, durante esse período, será ofertada uma ajuda de custo mensal, de R$ 680, para auxiliar o aluno na conclusão da formação.