Os Lobóticos — como se chama o grupo formado por estudantes de robótica da Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa Lobos, da Lomba do Pinheiro, na zona leste de Porto Alegre — receberam, neste sábado (22), o prêmio da categoria Melhor Modelo de Solução na First League Explorer, em Houston, nos Estados Unidos. O evento é considerado a Copa do Mundo de Robótica.
Os alunos da rede municipal se destacaram entre 56 projetos de robótica apresentados por representantes de diversos países. O grupo criou uma maquete automatizada que projeta um espaço de lazer e entretenimento para a comunidade do bairro Lomba do Pinheiro. O "parque do futuro" conta com vários brinquedos tecnológicos movidos por energias sustentáveis. Toda energia solar e eólica é gerada no próprio espaço.
— Ficamos emocionados pelo reconhecimento ao trabalho da Nathallya, do Matheus, da Gabriele, da Suri, da Lara e do Vítor, que, tão jovens, já expressam todo esse potencial de usar a inovação para pensar em melhorar a vida da comunidade local — comenta a secretária municipal de Educação, Sônia Rosa.
O grupo embarcou rumo ao torneio na última terça-feira (18). Após a competição, os Lobóticos ficarão mais uns dias nos Estados Unidos, onde terão uma série de experiências, como uma visita guiada à Nasa, agência aeronáutica norte-americana. O retorno a Porto Alegre será no dia 28 de abril.
A equipe é formada por cinco alunos que estão entre o 4° e o 5° ano do Ensino Fundamental: Nathalya Andrielly de Abreu Gonçalves, Vitor Muller Machado, Lara Bella Bernardes Hoffmann — os três com 10 anos — e Matheus Luis Carpes da Rocha e Sury Rafaelle Alves da Silva, ambos de nove anos. Além deles, a equipe conta com uma monitora, aluna do 9° ano, Gabrieli Bolico Welter, 14 anos. A liderança e mentoria ficam por conta da professora Cristiane Pelisolli Cabral.