O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), plataforma do Ministério da Educação (MEC) que reúne vagas de universidades públicas, teve 1.073.024 inscritos, alta de 1,8% em relação à mesma edição do ano anterior, que teve 1.054.474 cadastrados por CPF.
As inscrições foram encerradas às 23h59min da sexta-feira (24), e o resultado será divulgado na terça-feira (28). No total, o sistema teve 2.062.815 inscrições - isso porque os estudantes podem escolher duas opções de curso.
Para disputar uma das 226 mil vagas, os alunos tinham de usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não poderiam ter zerado a redação. O prazo para manifestar interesse na lista de espera será de 28 de fevereiro a 8 de março.
O ministro da Educação, Camilo Santana, comemorou o resultado do balanço. Segundo ele, foi importante reverter a tendência de queda nos cursos, o que vinha ocorrendo, afirma, desde 2017.
O Enem também vem sofrendo com uma queda de candidatos nos últimos anos, assim como outros vestibulares. Entre os motivos, especialistas apontam a piora da realidade socioeconômica do País.