A Quarta-feira de Cinzas (22) marca o início do ano letivo para mais de 35 mil alunos matriculados em 56 escolas municipais de Ensino Fundamental de Porto Alegre. Os mais de 28 mil alunos da Educação Infantil da Capital já haviam retornado as atividades no último dia 8 de fevereiro, em 42 escolas próprias e 217 creches conveniadas.
As férias também terminam para mais uma parte da rede privada de ensino. Segundo o Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe/RS), as instituições puderam deliberar sobre o início do ano letivo, mas a maioria opta por datas entre 13 e 22 de fevereiro. Ainda de acordo com o Sinepe, a rede privada gaúcha conta com 426 mil alunos matriculados na Educação Básica e 414 mil na Educação Superior.
Entre os colégios que recebem os estudantes nesta quarta-feira, estão, por exemplo, o Maria Imaculada, o Marista Ipanema e o Champagnat. As escolas privadas têm feito um retorno gradual, conforme as séries e os anos.
Os colégios Marista Rosário (Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais, 1º e 2º ano do Ensino Médio) e Província de São Pedro, por exemplo, voltam às aulas quinta-feira (23). Mesmo dia em que voltam às aulas mais de 743 mil alunos matriculados nas 2.376 escolas estaduais.