A manhã desta segunda-feira (27) é de volta às aulas para estudantes do Ensino Superior em Porto Alegre e na Região Metropolitana. Cerca de 15 mil alunos são esperados para as atividades do primeiro semestre letivo de 2023 na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e outros 20 mil nos campi da Unisinos — na Capital e em São Leopoldo.
Antes das 7h30min, o movimento de estudantes já era intenso no pórtico principal da PUCRS, na Avenida Ipiranga. O clima era de expectativa entre calouros e veteranos dos cursos de graduação e pós-graduação lato e stricto sensu que retomam às aulas presenciais. Conforme a instituição, outros 50 mil alunos de todo o Brasil já iniciaram as aulas do PUCRS Online neste ano.
Estudante do segundo semestre de Jornalismo, Ana Mannino, 22 anos, esperava por uma amiga nas proximidades do pórtico. As duas iriam até o teatro do prédio 40, onde, às 8h, teve início a recepção dos alunos da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da instituição.
Natural de Porto Alegre, a jovem cursará quatro disciplinas pela manhã neste semestre. Ela conta que iniciou o curso em outra universidade privada e que ainda está se ambientando na nova instituição:
— Estou animada e gostando do curso. Vim de transferência no semestre passado, então, já fiz algumas coisas na outra universidade, mas aqui é bem diferente.
Em outra área do campus, a empolgação tomava conta de Lucia Antônia Vargas, 21 anos, estudante do quinto semestre de Direito. Natural de Santo Augusto, na região noroeste do Estado, a jovem iniciou a graduação enquanto as aulas ainda eram realizadas online, em função da pandemia. Com a retomada das atividades presenciais em 2022, ela se mudou para a Capital.
— Todo início de ano letivo presencial é uma grande vitória para nós, por termos passado por esse momento. Eu fui bixo da pandemia, então é bem importante para mim todo o retorno presencial. Também faço parte do Centro Acadêmico de Direito e estamos cheios de projetos para os alunos e expectativas para fazer um ano letivo ótimo para todo mundo — afirma Lucia, que é bolsista integral pelo ProUni e fará oito disciplinas neste semestre.
As programações de boas-vindas variam de acordo com cada escola da PUCRS e devem se estender até 30 de março. Entre elas, um espetáculo idealizado pela atriz Denise Fraga, peças teatrais, curso de violão para iniciantes e ainda consultorias e aconselhamento de carreira para quem quer começar as aulas com foco no mercado de trabalho.
As Escolas de Direito, de Humanidades, Politécnica, de Comunicação, Artes e Design, de Ciências da Saúde e da Vida, de Negócios e de Medicina também contarão com atividades de volta às aulas específicas por área do conhecimento. A programação completa pode ser conferida neste site.
De acordo com a PUCRS, as novidades para 2023 envolvem o novo ciclo de planejamento estratégico, a comemoração dos 75 anos da instituição e o início das aulas da Graduação PUCRS Online.
— A expectativa de estar com o campus completo, sendo aproveitado ao máximo por nossos estudantes é sempre a melhor. Este é um ano muito especial para a PUCRS, pois comemoramos 75 anos de existência e passamos a ter também alunos de graduação em todo o país, cursando a recém-lançada Graduação PUCRS Online — destaca o reitor da instituição, Ir. Evilázio Teixeira.
Unisinos
Na Unisinos, os estudantes da Capital foram recepcionados a partir das 8h no prédio da Avenida Nilo Peçanha, com a distribuição de ecobags. Cerca de 20 mil alunos de graduação e pós-graduação estão retornando às aulas nos formatos presencial (campi de Porto Alegre e de São Leopoldo), híbrido e EAD nesta segunda.
Pouco antes das 9h, o movimento era tranquilo no local, pois grande parte dos estudantes já estava em sala de aula. Alguns, no entanto, esperavam atendimento para resolver os últimos detalhes sobre as disciplinas do semestre. Era o caso de Maria Eduarda Lovato, 20 anos, que estava sentada na área externa do prédio, lendo um livro.
Estudante do sexto semestre de Publicidade e Propaganda, ela terá aulas nos turnos da manhã e da noite. A jovem, que é moradora da Capital, conta que a expectativa é muito grande para este retorno:
— Eu entrei na faculdade em 2020 e, duas semanas depois, começou a pandemia. Então, toda essa coisa de aproveitar o campus eu não tive muito, mas fiz tudo que podia durante esse período para ficar mais aqui. Eu estou muito animada, eu adoro a Unisinos, o campus, as pessoas, tudo aqui. Adoro passar um tempo aqui, estou muito feliz e, mesmo sendo veterana, deu um friozinho na barriga para vir agora de manhã.
A instituição conta com mais de 70 cursos de graduação e 19 programas de pós-graduação. Além da recepção com distribuição de brindes, a programação de boas-vindas da Unisinos inclui um tour nos campi.
Na primeira semana, também estará disponível para os estudantes um painel interativo, onde poderão expressar sua criatividade e as expectativas para o primeiro semestre de 2023. Detalhes da programação podem ser conferidos por meio deste site.
Outras instituições
A Atitus Educação retoma suas aulas na terça-feira (28), enquanto o calendário acadêmico da Unilasalle tem seu início marcado para quarta-feira (1°). Outras instituições particulares já iniciaram o semestre letivo, como a Universidade Feevale, na qual as atividades ocorrem desde quarta-feira (22) e a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), o Centro Universitário Fadergs e a Uniritter, que têm aulas desde a quinta-feira (23). A retomada dos estudos nas instituições particulares de Ensino Superior inclui aulas presenciais e a distância.