O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu nesta quarta-feira (14) inscrições para um processo seletivo complementar com mais de 1,2 mil vagas no Rio Grande do Sul. As oportunidades de emprego temporário são para trabalhar no Censo 2022. São dois cargos: recenseador, que é o responsável por realizar as entrevistas nos domicílios; e de agente censitário supervisor (ACS), que supervisiona uma equipe de recenseadores.
Em agosto o IBGE já havia aberto uma seleção com o mesmo objetivo, cujas inscrições se encerram no dia 24 de agosto. Por isso, o atual processo seletivo é encarado como complementar, aberto na intenção de preencher vagas remanescentes da seleção anterior.
As inscrições vão até o dia 16 de setembro e deverão ser feitas nas agências e postos do IBGE em cada município. Os endereços constam no edital, que já está disponível no site do instituto. Não há pagamento de taxa, nem realização de provas. A seleção será feita por análise de títulos. O requisito mínimo para o cargo de recenseador é ter o Ensino Fundamental. Já para para agente censitário supervisor é exigido Ensino Médio. A contratação dos selecionados deve ocorrer após o final do processo seletivo, que termina em 28 de setembro.
Para recenseador há 1.242 vagas no Estado, espalhadas por mais de 200 municípios. Dentre as cidades com mais oportunidades de trabalho estão Canoas (120 vagas), Gravataí (80), Sapucaia do Sul (73), Bento Gonçalves (65) e Porto Alegre (60).
Os recenseadores são remunerados por produtividade, de acordo com a quantidade de residências visitadas e pessoas recenseadas, considerando ainda a taxa de remuneração de cada setor censitário, o tipo de questionário preenchido (básico ou amostra) e o registro no controle da coleta de dados. A jornada de trabalho para a função de recenseador é de, no mínimo, 25 horas semanais. A previsão de duração do contrato é de até três meses, podendo ser prorrogado.
Para ACS há apenas quatro vagas no Rio Grande do Sul, nos municípios de Bom Princípio, Panambi, São Leopoldo e São Sebastião do Caí. O requisito mínimo é Ensino Médio. O salário é de R$ 1,7 mil. Além do vencimento, o servidor temporário tem direito a auxílio-alimentação, auxílio-transporte, auxílio pré-escola, férias e 13º salário proporcionais, de acordo com a legislação em vigor e o estabelecido no edital.
Mais informações sobre as vagas e inscrições estão disponíveis no site do IBGE, na aba Trabalhe Conosco.