Mais de 1,2 milhão de estudantes voltarão às escolas a partir desta segunda-feira (1º) no Rio Grande do Sul. As redes de educação básica pública e privada têm marcado no calendário o dia de retorno, após o recesso de meio de ano. No caso do Estado, foi uma semana de férias de inverno. O ano letivo da rede estadual deve terminar no dia 16 de dezembro, segundo o calendário da Secretaria de Educação.
Cerca de 790 mil estudantes fazem parte da rede estadual de Ensino, conforme a Secretaria. São 114 mil somente na capital gaúcha.
Na rede de escolas privadas do Rio Grande do Sul, são outros 415 mil alunos que retomam as aulas nesta segunda-feira. Só em Porto Alegre, já são mais 74 mil. O Sindicato do Ensino Privado (Sinepe-RS) afirma que as escolas têm autonomia para organizar seu calendário escolar e o tempo de duração do recesso, mas há um consenso. As instituições precisaram respeitar a semana do dia 25 a 29 de julho para recesso dos professores, conforme previsto na Convenção Coletiva de Trabalho. As atividades escolares da rede privada seguem até dia 20 de dezembro.
As escolas de Ensino Fundamental e de Educação Infantil municipal de Porto Alegre também têm marcado para amanhã o reencontro entre professores e alunos. Neste caso, foram duas semanas de férias. Para os estudantes da rede pública da capital, o calendário vai até 23 de dezembro, incluindo oito sábados. Na Capital, o recesso de 15 dias começou em 18 de julho. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, são mais de 47 mil estudantes.
Ainda conforme a pasta, neste segundo semestre, as escolas de Ensino Fundamental estarão engajadas no programa de Recomposição de Aprendizagem. A proposta prevê a reorganização do currículo com prioridade às habilidades e competências essenciais para cada ano do Ensino Fundamental.
Transporte
Os estudantes que possuem o Cartão TRI e já fizeram o cadastro na entidade estudantil precisam fazer a atualização para que os créditos com os novos percentuais de desconto sejam carregados.