Com o objetivo de ampliar o ingresso no mercado de trabalho e promover a formação profissional de jovens, duas empresas brasileiras estão oferecendo iniciativas focadas na capacitação profissional: a Gerdau, indústria gaúcha do ramo da produção de aço, e a Fundação Casas Bahia, braço social da marca do varejo.
Por meio do Projeto Start, são 40 vagas oferecidas pela Gerdau, destinadas a jovens de 18 a 29 anos que moram no Rio Grande do Sul e que estejam cursando ou já tenham concluído o Ensino Médio. As inscrições podem ser feitas neste site, até o dia 11 de julho. A formação tem carga horária de 300h, focadas em habilidades interpessoais, raciocínio lógico, áreas administrativas e programação básica. As atividades iniciam na terceira semana de julho.
Os estudantes ainda terão direito a kit pedagógico, plano odontológico e bolsas de estudos de 50% na Universidade São Judas Tadeu após a conclusão do curso. Os jovens passarão por mentorias com os executivos da Gerdau e após o curso, encaminhamento para o mercado de trabalho. A metodologia é do Instituto Ser +, organização sem fins lucrativos que é parceira da Gerdau na iniciativa e, desde 2014, tem ações focadas no desenvolvimento do potencial de jovens entre 15 e 29 anos em situação de vulnerabilidade social.
Formação no empreendedorismo feminino
A Fundação Casas Bahia, responsável pelas ações sociais da Via (dona da marca), e o Instituto Dona de Si, liderado pela atriz e escritora, Suzana Pires, oferecerão, pela primeira vez, um curso em Porto Alegre, que contará com 100 vagas destinadas a mulheres.
A iniciativa, que é online e será realizada entre agosto e dezembro deste ano, recebe inscrições entre os dias 12 e 22 de julho, neste site. A formação é focada em empreendedorismo e aceleração de negócios abordando desenvolvimento pessoal, autoestima e empoderamento feminino; gestão de negócios e organização financeira; comunicação e marketing; liderança e gestão de crises, entre outros temas.
Ao final do curso, ainda é realizado o prêmio Dona de Si que reconhecerá financeiramente 40 empreendedoras participantes da formação, sendo 20 em Porto Alegre e 20 no Rio de Janeiro, onde o curso também é oferecido.