Funcionárias de uma empresa terceirizada que possui contrato com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) reclamam da falta de pagamento referentes ao vale-alimentação e ao vale-transporte. As 180 trabalhadoras que atuam pela GFG Recursos Humanos afirmam que não recebem o valor referente aos benefícios há cerca de três semanas — elas realizam a limpeza em escolas estaduais.
Na segunda-feira (6), um grupo protestou em frente à sede da Seduc. O receio das trabalhadoras é de que o salário referente ao mês de maio também não seja quitado.
— Estas mulheres trabalham em um contrato de oito horas, em horário comercial. Desta forma, elas não conseguem trabalhos complementares. É a única fonte delas. Como fica para garantir a alimentação em casa se o pagamento não acontece? — questionou a presidente da Associação Unidos Terceirizados, Adriana da Silva Cunha, que está auxiliando as trabalhadoras.
Por meio de nota, a Secretaria da Educação informou que os pagamentos à empresa ocorrem dentro dos prazos contratuais. Entretanto, devido ao atraso na entrega das documentações por parte da empresa no mês passado, o repasse ocorreu somente após a regularização da prestação de contas. Conforme a Seduc, a empresa foi notificada e multada por conta do ocorrido.
A nota também afirma que as denúncias das trabalhadoras serão devidamente verificadas pelo departamento responsável da secretaria e, se necessário, ocorrerá a rescisão contratual com a terceirizada. Por fim, a Seduc informa que, ainda nesta semana, haverá uma reunião para mediação da situação entre as partes.
GZH tenta contato com a GFG Recursos Humanos, mas a empresa não retornou até a publicação desta reportagem.