Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Unificado (PSU) 2022 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sistema pelo qual alunos de graduação podem pedir transferência de curso, sejam eles da universidade gaúcha ou de outras instituições.
Conforme o edital do concurso, podem se inscrever para a seletiva estudantes de graduação que estão matriculados ou com matrícula trancada na UFRGS ou em outras instituições de Ensino Superior reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), desde que os interessados já tenham sido aprovados no conjunto de disciplinas que compõem os dois primeiros semestres ou o primeiro ano letivo do seu curso atual.
De acordo com a Comissão Permanente de Seleção (Coperse), são oferecidas 430 vagas em 46 opções de curso diferentes. Interessados em concorrer a uma vaga têm até o dia 4 de abril para fazer a inscrição, pelo site da universidade. O custo para o processo é de R$ 80, e o boleto pode ser pago até o dia 5 de abril. O planejamento da UFRGS prevê realização presencial das provas no dia 24 de abril.
Os candidatos terão 4h para resolver 30 questões de conhecimentos específicos, de acordo com o curso de destino, e uma redação. Os programas das provas e o número de questões por área de conhecimento devem ser consultados no edital.
Os locais de prova serão divulgados até o dia 12 de abril no Portal do Candidato, dentro do site da UFRGS. Para poder concorrer à transferência, o curso de origem do participante deve ser idêntico ou semelhante ao curso em que deseja ingressar. No item 4 do edital é possível conferir as opções.
Os cursos de graduação que tem o maior número de vagas disponíveis são:
- Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (Campus Litoral), 99 vagas
- Física Bacharelado, 30 vagas
- Física, com 30 vagas
- Astrofísica, 30 vagas
- Saúde Coletiva, 30 vagas
- Relações Internacionais, 25 vagas
O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 4 de maio pelo site da universidade. Dúvidas sobre a seleção devem ser encaminhadas para o e-mail: coperse@coperse.ufrgs.br.