Uma grande fila de pessoas em busca de uma oportunidade para voltar ao mercado de trabalho se formou em frente ao Sine da Capital na manhã desta terça-feira (15). De hoje até quinta-feira (17) ocorre o Feirão de Empregos 250 anos de Porto Alegre, com mais de mil vagas oferecidas por cerca de 20 empresas.
A Avenida Sepúlveda foi bloqueada entre a Mauá e a Siqueira Campos devido à estrutura montada e a longa fila. Por volta das 8h15min, quando os primeiros atendimentos foram feitos, mais de mil pessoas já aguardavam no local.
Devido à grande procura, o Sine encerrou a distribuição de senhas para esta terça-feira — até as 13h, foram entregues 843 fichas. O órgão salientou que todos serão atendidos, mesmo que ultrapasse o horário das 17h previsto para o encerramento. A distribuição será retomada na quarta (16), às 8h30min.
A primeira a chegar foi a Aline da Silva Oliveira Costa, 39 anos. Moradora do bairro Partenon, ela chegou às 00h20min e, nesta manhã, esperava o início dos atendimentos sentada em uma cadeira de praia ao lado da filha e da irmã. Ela está há três anos em busca de emprego.
– O que vier está bom. O importante é estar trabalhando – diz Aline, antes de sair com um encaminhamento para vaga de auxiliar de serviços gerais.
Um dos diferenciais do Feirão de Empregos 250 anos de Porto Alegre, em alusão ao aniversário da cidade, é que as empresas farão as entrevistas com os candidatos já no local, junto à estrutura montada pela prefeitura. Isso ajuda, pois quem procura emprego economiza no deslocamento. É o caso do Francisco Ferreira Neto, 48. Morador de Viamão, ele deixou a cidade de bicicleta, levando 1h30min até o centro de Porto Alegre.
– Vim de bicicleta e economizo no dinheiro da passagem. Eu nem lembro a última vez que tive carteira assinada. Venho fazendo bico, e o que aparecer tá bom – afirma.
O Sine fará a intermediação da mão de obra, encaminhando o trabalhador para possível entrevista de emprego. Somente nesta terça-feira, são 1.113 vagas, mas a previsão é que no total, 1,3 mil vagas sejam oferecidas.
– Algumas vagas se repetem de um dia pra o outro. A gente já esperava esse movimento. A diferença é que as empresas estarão aqui – diz o diretor do Sine, Adriano Weinmann.
Acostumado a fazer trabalhos temporários como garçom, Willian Oliveira, 33, viu as oportunidades diminuírem – até acabarem – durante a pandemia. Ele também saiu de Viamão de bicicleta.
– Aos poucos, fecharam (restaurantes). Optaram por telentrega e eu fiquei sem trabalho. Agora, o que vier eu estou pegando – afirma.
Além do encaminhamento para entrevistas, os candidatos também poderão participar de palestras sobre mercado de trabalho, confecção de currículo e empreendedorismo social. Nesta terça-feira, às 16h, o gestor de RH Kaká Ávila falará sobre a elaboração de um bom currículo e como se destacar na entrevista de empregos. Na quarta-feira (16), também às 16h, a empresária Caren Silva Santos abordará o empreendedorismo social.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e as empresas participantes do programa Mais Crédito também participam do feirão, oferecendo orientações sobre como ser um Microempeendedor Individual (MEI). E, para quem já é MEI, é possível conseguir orientações sobre como conseguir crédito para investimento no próprio negócio.
Empresas participantes
Gaúcha Recursos Humanos, Senac RS, Instituto Mix, Inteligência Educacional, MRV, Andritz, ALÔ Atendimento, CIEE-RS, Top Cursos, Demã Jovem, Correio do Povo, Sogipa, DRT- logística Estratégica, Fundatec, Dimed, Unitec e Pão dos Pobres.
A Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) estará presente com as equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) com orientações sobre o Cadastro Único (CadÚnico) e outros benefícios.
Confira as vagas e programação para esta terça-feira
- Vagas gerais
Ajudante de Eletricista
Almoxarife
Armador
Atendente Receptivo
Auxiliar de Limpeza
Atendente de Loja
Auxiliar Almoxarife
Auxiliar de Cozinha
Auxiliar de Pedreiro
Auxiliar de Produção
Azulejista
Carpinteiro
Eletricista
Encanador
Encarregado de Obras
Encarregado de Montador de Formas
Merendeira
Montador de Formas Metálicas
Oficial da Manutenção Civil Polivalente
Pedreiro
Pintor
Rádio Operador
Recepção
Sinaleiro
Telefonista
Turno da manhã
- Orientações de qualificação profissional
Alcides Maya
CIEE
Fundatec
Instituto Mix
Pão dos Pobres
Senac
Top Cursos
Unite - Orientação para abertura MEIs
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo - Orientação Mais Crédito Juro Zero
Imembuí/Porto Sol
Turno da tarde
- Orientações de qualificação profissional
Top Cursos
Fundatec
Pão dos Pobres
Alcides Maya
Unitec
Instituto Mix
CIEE - Palestra
16h – Dicas para aumentar chances de empregabilidade com Kaka D’Avila