O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) decidiu, em reunião nesta terça-feira (15), a retomada das atividades em 11 de abril. Após dois anos de aulas remotas em razão da pandemia da covid-19, o primeiro e o segundo semestres de 2022 serão presenciais.
A universidade ainda decidiu pela exigência de comprovação do esquema vacinal completo, mediante apresentação do cartão de vacinação ou comprovante retirado do aplicativo ConecteSUS.
Algumas atividades ainda poderão ser realizadas a distância, desde que compreendam até 40% da carga horária total do curso. As definições são decididas pela unidade do curso de graduação ou pós-graduação.
Durante a realização das atividades internas, deverá ser respeitado o distanciamento de 1,5 metro. Além disso, os alunos deverão utilizar máscaras dentro das dependências da instituição. Em situações excepcionais, essa distância poderá ser diminuída para um metro.
Calendário acadêmico
Com início em 11 de abril, o calendário acadêmico termina em 4 de fevereiro de 2023. O intervalo entre os semestres será entre 20 de agosto e 12 de setembro deste ano. A partir do início do primeiro semestre, o Regime de Exercícios Domiciliares (Rede), que autorizava as atividades remotas, será revogado.
Em virtude do período de transição, seguem flexibilizados os prazos de trancamentos e a carga horária mínima para matrícula até o fim do primeiro semestre de 2022.
Calendário suplementar
O calendário suplementar, que teve início em junho do ano passado, vai durar até o final do segundo semestre de 2022. Assim, caso haja plano de contingência aprovado por determinada unidade da UFSM, as coordenações de curso poderão propor uma estratégia de recuperação das atividades práticas que não puderam ser realizadas virtualmente.