A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) deve iniciar o primeiro semestre letivo de 2021 em 12 de abril, ainda com aulas remotas em decorrência da pandemia de coronavírus. O calendário acadêmico da instituição foi aprovado na manhã desta terça-feira (9), durante uma reunião virtual do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). O documento será disponibilizado pela Pró-Reitoria de Graduação.
Com o semestre sob o Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (Rede), as atividades acadêmicas presenciais da universidade seguem suspensas. Já a realização de atividades práticas depende das coordenações de cada curso e da aprovação da Comissão de Biossegurança da instituição.
De acordo com a UFSM, a solicitação de matrícula poderá ser feita de 16 a 31 de março, e o fim do semestre letivo está previsto para 24 de julho. O calendário suplementar será elaborado e aprovado pelo Cepe posteriormente, quando for possível planejar um retorno seguro à presencialidade.
A universidade salienta que os parâmetros da Comissão de Biossegurança estão baseados em normativas do governo do Estado, e a volta das atividades presenciais está sujeita ao andamento do plano nacional de vacinações.
Datas
- Solicitação de matrícula: 16 a 31 de março
- Início do primeiro semestre de 2021: 12 de abril
- Término do primeiro semestre de 2021: 24 de julho