Ainda que as aulas presenciais tenham retornado no Rio Grande do Sul, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) manteve a distribuição de 6.065 celulares para alunos de baixa renda. Mesmo tendo sido anunciados no final de outubro como um apoio à realização das atividades educacionais remotas, a pasta acredita que os aparelhos ainda podem ser usados para auxiliar os estudantes da rede estadual nas tarefas escolares em casa.
Todos os celulares vieram de apreensões da Receita Federal e são entregues com os carregadores para as coordenadorias regionais. Depois, os smartphones são repassados às escolas, que os destinam aos estudantes do 6º ao 9º ano.
Os alunos beneficiados estão registrados no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal, e a escolha foi feita utilizado o critério do Departamento de Economia e Estatística do Índice de Prontidão à utilização de Recursos Educacionais Digitais. Os municípios contemplados fazem parte do programa RS Seguro, que busca reduzir índices de criminalidade, integrando várias áreas do governo do Estado.