Com foco em diversidade, equidade e inclusão, a Braskem abriu nesta segunda-feira (2) as inscrições para seu programa de estágio 2022. Nesta edição, são ofertadas mais de 210 vagas para universitários dos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Bahia e Alagoas. Para os gaúchos, há 30 oportunidades distribuídas entre Porto Alegre e Triunfo.
As vagas são destinadas a estudantes que estejam cursando a partir do segundo ano da graduação em cursos como Engenharia Química, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Administração, Economia, Ciências Contábeis, Psicologia, Química e Publicidade, entre outros. Como pré-requisito, também necessário ter disponibilidade para estagiar em média 30 horas semanais.
O programa de estágio tem duração de um a dois anos, com início a partir de janeiro de 2022, e oferece benefícios como bolsa auxílio, vale-transporte ou estacionamento, vale-refeição ou refeitório, convênio médico e seguro de vida. Universitários interessados em participar devem se inscrever até 27 de agosto, por meio deste site.
Processo seletivo
A seleção para o programa de estágio 2022 da Braskem ocorrerá de agosto a dezembro e será conduzida de forma 100% online e gamificada. De acordo com a empresa, alguns critérios do processo seletivo foram flexibilizados e, com isso, o inglês deixou de ser obrigatório para concorrer às oportunidades. Além disso, os candidatos selecionados serão elegíveis a bolsas de estudos para aprimorar seus conhecimentos do idioma.
Já o teste de raciocínio lógico foi substituído por uma avaliação de tomada de decisão — o que, segundo a Braskem, permite conhecer os universitários de maneira mais inclusiva. Com este mesmo objetivo, a avaliação de currículos continua sendo às cegas, sem acesso a informações como idade, instituição de ensino e experiência prévia do candidato.
A empresa destaca ainda que mantém parceria com a Cia de Talentos, a fim de realizar iniciativas direcionadas à atração, contratação, desenvolvimento e inclusão de grupos historicamente minorizados pela sociedade.
— A Braskem busca ter, cada vez mais, um ambiente de trabalho inclusivo e diverso. Com o nosso programa de estágio buscamos, ano a ano, inovar e superar nossos desafios para alcançar a nossa meta de aumentar a representatividade de grupos minorizados no nosso quadro de colaboradores, principalmente a de negros — afirma Camila Fossati, responsável pela área de Diversidade e pelo programa de estágio da Braskem.