A Escola de Professores Inquietos, iniciativa do Colégio Farroupilha que tem como objetivo impulsionar a formação de profissionais da educação, está com inscrições abertas para a nona edição do Inteligência Coletiva – evento online e gratuito destinado a educadores de todo o país. Desta vez, o projeto irá propor uma reflexão sobre a temática “O que permanece na educação em tempos de mudanças?”, a fim de retomar valores essenciais e debater sobre o que é de fato fundamental para o ser humano.
O evento será realizado nos dias 22 e 24 de abril e contará com painéis, workshops e relatos de experiências, que aprofundarão os temas complementares do projeto: autoconfiança, curiosidade, imaginação, empatia e responsabilidade social. A edição terá a participação de educadores e pesquisadores de diferentes regiões do país, como Telma Vinha, Marícia Ferri, Josélia Fraga, Gandhy Piorski e Luciene Tognetta, do psicólogo Tiago Tamborini e da estudante Francielly Rodrigues, além de professores de escolas públicas e privadas.
Os interessados podem se inscrever até 18 de abril, por meio deste site. A inscrição dá acesso aos dois painéis e também permite que o participante escolha um workshop ou uma dupla de relatos, cujas vagas são limitadas. A participação proporciona um certificado gratuito, que será disponibilizado virtualmente após o preenchimento de uma pesquisa de satisfação sobre o evento.
A programação ocorrerá no canal da Escola de Professores Inquietos no YouTube e via plataforma Zoom. Os inscritos receberão os links de acesso por e-mail. Mais informações sobre os painéis, workshops e relatos de experiência podem ser conferidas na página da iniciativa, neste link.
Confira a programação
Painéis
- 22 de abril - “O que permanece na educação em tempos de mudanças?”, das 19h às 20h30min
- 24 de abril - “Diálogos sobre educação integral e humanizadora”, das 8h30min às 10h
Workshops
24 de abril, das 10h30min ao meio-dia
- Desafios e aprendizagens no ensino híbrido para um estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus professores
- A experiência fotográfica como forma de autoconhecimento
- Streamando Conhecimento: o uso de ferramentas de streaming em aulas online
- Prática de instalação elétrica: hands on nos conceitos de eletricidade de nossa casa
- Utilização de recursos tecnológicos na pesquisa, organização e interpretação de dados relacionados à covid-19 em tempos de ensino online
- Pequenos Cientistas em Ação
- Desvelando o bebê curioso: a observação e as mini histórias como recursos no trabalho com crianças de zero a dois anos
- Perguntas das quais eu não sabia a resposta: como ganhar imaginação de presente
Relatos de experiência
24 de abril, das 10h30min ao meio-dia
- Estratégias Inclusivas e Afetivas nas Aulas Remotas de Educação Física
- MasterMática: ampliando horizontes a partir da intersecção da Matemática com a Gastronomia
- Do Berçário à Pré-Escola: desafios, possibilidades e marcas deixadas pela pandemia em uma escola da rede pública
- Artista Mirim – Oficinas de Arte no Farroups+
- A importância da contação de histórias em tempos de isolamento social
- Laboratório de ideias: entrelaçando investigação e escuta na Educação Infantil
- A minha Via Láctea: uma proposta interdisciplinar envolvendo um estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
- Labciências em casa: entre avatares e experimentos
- O acolhimento às famílias na perspectiva do bem-estar emocional das crianças: uma parceria entre as Equipes Pedagógicas e o Setor de Comunicação Escolar
- Caminhos do Cuidado: tecendo encontros na comunidade educativa
- Ressignificação das práticas de ensino e aprendizagem: vivências remotas de formação e partilha da docência
- Projeto Cartas para Semear Esperança
- Gamificação no ensino de Ciências Humanas
- Da Matemática à Arte: uma proposta interdisciplinar