A 11 dias do primeiro domingo de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o risco de estar infectado pelo coronavírus às vésperas da prova é uma preocupação a mais na rotina dos estudantes. O receio é ainda maior em função das previsões nada otimistas em relação às consequências das festas e aglomerações registradas no feriadão de Ano-Novo.
Quem for acometido da doença pode solicitar realizar o Enem no final de fevereiro, na data marcada para a reaplicação — essa prova ocorre, em geral, para pessoas privadas de liberdade (PPL). Neste ano, será nos dias 23 e 24 de fevereiro.
Para isso, o candidato precisa comunicar que está infectado até um dia antes da aplicação da prova. O canal é a Página do Participante, o site oficial do Enem. Se os sintomas surgirem no dia da prova, a orientação é relatar por meio do telefone 0800 61 61 61.
No entanto, não basta o candidato apenas avisar sobre a doença. Nos dias seguintes, ou o quanto antes, é preciso acessar a Página do Participante e enviar o laudo médico que comprova o estado de saúde.
O edital estabelece que seja um "documento legível que comprove a doença, no qual deve conter o nome completo do participante" e com "assinatura e identificação do profissional competente, com o respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente". Em seguida, o estudante deve aguardar o deferimento.
Ainda de acordo com o edital, esse procedimento vale para outras doenças infectocontagiosas, como coqueluche, meningite, sarampo, varíola, entre outras. A reaplicação serve também para imprevistos do ponto de vista logístico, como falta de energia elétrica, falhas de infraestrutura e erros no dispositivo eletrônico fornecido ao candidato.
Os locais de prova foram divulgados na terça-feira (5). De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), até as 19h, aproximadamente 1,7 milhão de candidatos consultaram o cartão de confirmação.
O Enem tem 5,7 milhões de inscritos, sendo quase 250 mil no Rio Grande do Sul. As provas do modelo impresso ocorrem em 17 e 24 de janeiro, enquanto que a versão digital, novidade deste ano, está marcada para 31 de janeiro e 7 de fevereiro.