As atividades presenciais dos anos iniciais do Ensino Fundamental nas escolas estaduais do Rio Grande do Sul estão previstas para serem retomadas nesta quinta-feira (12), conforme o cronograma previsto pelo governo do Estado. A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) reforça que os pais e responsáveis que preferirem manter os filhos em casa, com ensino remoto, têm autonomia para fazê-lo.
Em todo o Estado, são 1.237 escolas de Ensino Fundamental, com anos iniciais e finais. Na terça-fera (10), a Seduc informou que 168 escolas da rede pública estadual estão recebendo alunos de forma presencial.
No Estado, 234 municípios têm decretos que restringem a realização de aulas presenciais. Nessas regiões estão cerca de 300 mil alunos matriculados. Segundo a Seduc, pelo menos 2.299 Centros de Operação em Emergência (COEs) já foram criados nas escolas e oficializados.
Conforme a secretaria, 88% dos materiais prioritários (álcool gel, máscaras e termômetros) e indispensáveis para a realização de aulas presenciais já foram entregues nas unidades de ensino. O processo de entrega para as instituições começou em outubro e seguirá neste mês, segundo a Seduc.