A próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcada para janeiro e fevereiro de 2021, estreia uma novidade que promete impulsionar mudanças significativas nos próximos anos: a aplicação em formato digital. No primeiro episódio da websérie Bem no Enem, GZH conversa com o professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Francisco Soares, sobre o que esperar desse “novo Enem”.
Referência em avaliação educacional, Soares deu quatro dicas. A primeira delas é para quem fará a prova digital este ano: não é preciso se preocupar porque, por enquanto, as mudanças ficam restritas à ferramenta usada para fazer o exame. Em vez da prova impressa, será pelo computador. Mas as perguntas são as mesmas.
No entanto, gradativamente, as mudanças devem ser ampliadas. O ex-presidente do Inep projeta uma prova semelhante à do Pisa, com menos questões objetivas, de marcar, e mais resolução de problemas complexos. Inclusive com perguntas de acordo com os interesses dos candidatos.
Próximos episódios
- 28/10 – Como usar o Enem para estudar no Exterior
- 4/11 – As dicas de três estudantes que tiraram nota mil na redação do Enem