O primeiro turno da consulta que vai definir a indicação para a reitoria da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) começou nesta quarta-feira (23) e segue até quinta (24). Pela primeira vez, a consulta será realizada de forma virtual – apenas uma urna estará à disposição da comunidade acadêmica, para quem não tiver acesso aos meios digitais. Caso alguma chapa não consiga ampla maioria dos votos, irá ocorrer no dia 14 e 15 de outubro o segundo turno entre as duas chapas mais votadas. Ao todo, quatro chapas disputam a consulta.
A chapa 1 é denominada "UFPel Diversa" e tem como candidato a reitor Paulo Roberto Ferreira Júnior, formado em Informática pela UFPel. Ele foi chefe de gabinete do reitor Pedro Hallal e tem ao seu lado a professora Ursula Rosa da Silva como candidata a vice-reitora. Ela é atual diretora do Centro de Artes.
Com o lema "UFPel Mais", a chapa 2 tem o professor de História Fábio Vergara Cerqueira como candidato a reitor. Ele foi diretor do Instituto de Ciências Humanas da UFPel. A professora Isabel Cristina Rosa Barros Rasia, atual diretora da Faculdade de Administração e de Turismo, é candidata a vice-reitora.
A professora Julieta Maria Carriconde Fripp encabeça a chapa 3, chamada "UFPel Tô Contigo". Julieta é professora no curso de Medicina e foi diretora do Pronto Socorro Municipal de Pelotas. Ela tem como vice o professor Mario Duarte Canever, que foi diretor da Coordenação de Inovação Tecnológica da UFPel.
A chapa 4 é chamada de "UFPel Raiz" e tem como candidata a reitora Míriam Cristiane Alves. Ela é professora de Psicologia e foi gestora na Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, coordenando a Política de Saúde da População Negra. A candidata a vice-reitora é Michele Mandagará de Oliveira, professora da Faculdade de Enfermagem.
Em Rio Grande, a Furg também já está em campanha
Ainda no Sul do Estado, a campanha que irá eleger a indicação para reitor da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) teve início na segunda-feira (14). Também na Furg, pela primeira vez, será um processo eleitoral com ações de campanha apenas virtuais. Duas chapas se inscreveram na consulta.
A chapa 1 é denominada "Furg Plural e Coletiva" e tem como candidato a reitor Danilo Girolo, atual vice-reitor da universidade, representando a situação. Além dele, a chapa é composta pelos professores Renato Duro Dias e Danubia Bueno Espíndola.
Com o lema "Furg 1º", a chapa 2 tem o professor Cláudio Renato Moraes da Silva como candidato a reitor. Além dele, a chapa é composta pelo candidato a vice-reitor, professor Edison Luiz Devos Barlem, e André Andrade Longaray.
A campanha dos candidatos deverá ocorrer exclusivamente de forma digital, em razão do cenário da pandemia de coronavírus. A votação ocorre no dia 8 de outubro, também online.