A Universidade Federal do Rio Grande (Furg) retomou nesta segunda-feira (14) as atividades de ensino. De forma remota, a instituição adota um calendário emergencial até o final deste ano. O plano de retomada foi estruturado desde março e possibilitou a criação de uma plataforma online.
A expectativa é que 9 mil alunos voltem parcialmente as suas atividades. Cada curso teve autonomia para definir como e quais disciplinas seriam ofertadas. A intenção da universidade é manter o vínculo dos estudantes com a instituição durante a pandemia e, ao mesmo tempo, não prejudicar quem não tiver condições de ingressar no ambiente digital.
A reitora Cleuza Dias explica que o plano de retomada foi pensado a partir de uma pesquisa com professores e estudantes para compreender as situações individuais durante a pandemia. Além disso, editais para auxílio de inclusão digital e formação de docentes foram realizados nos últimos meses.
— Desde março estamos estruturando esse plano para termos uma situação organizada e que não exclua ninguém. Pensamos em, ao mesmo tempo, contribuir com a formação dos nossos estudantes e também em respeito as medidas de proteção — destaca a reitora.
O período emergencial 2020/1 irá até o dia 5 de dezembro, e prevê período de exames de 7 a 17 de dezembro. O período emergencial 2020/2 começa no dia 8 de fevereiro de 2021 e termina no dia 19 de maio. O início do primeiro semestre do ano letivo de 2021 está previsto para o dia 21 de junho do próximo ano.