O Ministério da Educação (MEC) anunciou que vai abrir, a partir de 6 de outubro, inscrições para 50 mil vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O edital para o processo de ocupação das vagas, que não foram preenchidas nos processos seletivos regulares, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (29).
Os candidatos não matriculados em uma instituição de Ensino Superior podem se inscrever até as 23h59min do dia 13 de outubro. Aqueles já matriculados terão até o dia 13 de novembro para realizar suas inscrições e concorrer ao financiamento.
É importante que o candidato se certifique de que atende aos requisitos exigidos para se inscrever e disputar as vagas ofertadas por meio do edital. No último dia 16, foi publicada a Portaria nº 756, que também dispõe sobre os procedimentos para ocupação das vagas remanescentes do Fies.
Como se inscrever?
Os estudantes podem se inscrever para o Fies por meio do site oficial, onde devem seguir à sessão "Minha inscrição" e "Primeiro acesso".
Para se inscrever, é necessário ter participado de uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010; ter obtido no mínimo 450 pontos na média das cinco provas do exame; além de nota superior a zero na redação do Enem; e possuir renda mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa da família.
Quando começo a pagar?
O financiamento começa a ser pago somente no final do curso. Caso o estudante não tenha emprego ou renda formal ao graduar, serão cobradas apenas as parcelas referentes ao pagamento mínimo. Ao longo do ensino superior, o aluno paga só a parte da mensalidade que não é coberta pelo Fies.