Matemática é um conteúdo que exige tempo e dedicação dos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As características, o que mais cai e as estratégias para a prova foram o tema do sexto episódio do “Enem na Gaúcha” desta segunda-feira (10).
O professor Diego Andrades, o Dieguera, ressaltou que encontrar o padrão da prova é o primeiro passo.
– A interpretação toma o protagonismo dessa prova, pois há questões em que a tomada de decisão define a questão. Quando a gente fala de interpretação, é a interpretação da informação, não apenas do texto do enunciado como também de gráficos, códigos e tabelas. O Enem é muito diferente de provas de outros vestibulares. Mas, é claro, há questões de cálculos, aplicações de fórmulas e outras mais complexas – explica.
Escute a entrevista na íntegra:
Com relação aos estudantes com maior dificuldade em Matemática, o professor sugere a prática de exercícios e a busca pelos acertos.
– A sequência de erros em Matemática é muito comum e, em geral, todos nós não somos treinados a trabalhar bem o erro e a frustração. Então, a pessoa considera difícil e cria uma defesa. Então, a dica é organizar uma sequência de exercícios com nível de complexidade gradual. Quando mais o aluno acertar, melhor a sensação e mais confiança - sugere.
Durante a entrevista, Dieguera comentou sobre a principal dificuldade dos alunos, especialmente em razão de rotinas alteradas pela pandemia. A cinco meses do Enem, o professor acredita que ainda é possível alcançar uma nota expressiva na próxima prova.
Em seguida, o professor traçou uma estratégia com a lista de conteúdos e dicas para revisá-las até janeiro, mês a mês. No plano, ele citou quais os temas que menos costumam aparecer e quais merecem mais atenção.
“Enem na Gaúcha”
O quadro vai ao ar semanalmente no programa Bom Dia Segunda-Feira, da Rádio Gaúcha. A produção e apresentação é de Gustavo Gossen.