- Provas ocorrerão nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021
- Enem Digital ocorrerá nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021
- Resultados das provas está previso para o dia 29 de março de 2021
O Ministério da Educação (MEC) anunciou as datas de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 na tarde desta quarta-feira (8). As provas ocorrerão nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021, e o Enem Digital está confirmado para os dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021. A reaplicação dos exames ocorrerá nos dias 24 e 25 de fevereiro. Todos os resultados serão divulgados em 29 de março de 2021.
— As datas talvez não sejam as mais perfeitas e maravilhosa para todos, mas tomamos uma decisão técnica que acreditamos que era a melhor alternativa que tínhamos, considerando o atual contexto — afirmou o secretário-executivo do MEC, Antonio Paulo Vogel, ao anunciar as datas.
A coletiva ocorreu na sede da pasta, em realização conjunta com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O presidente do Inep, Alexandre Lopes, garantiu que foram levadas em conta todas informações de secretarias estaduais de educação, escolas e estudantes para a definição da data, adiada em razão do coronavírus. A escolha, no entanto, está sendo criticada em redes sociais pelos alunos, em particular de escolas públicas, pelas dificuldades para realizarem ansino a distância (EAD).
No dia 16 de junho, o Inep disponibilizou uma enquete para que os inscritos no Exame Nacional pudessem votar em novas datas para a aplicação das provas. O resultado da votação, que mobilizou 1,013 milhão de candidatos, mostrou que os estudantes preferiram a data mais distante: Enem impresso em 2 e 9 de maio de 2021 e Enem digital em 16 e 23 de maio de 2021, com 553.003 votos.
— Mais da metade dos alunos escolheram fazer a prova em dezembro e janeiro. Menos de 50% escolheram maio. Então a escolha está de acordo também com o resultado da enquete — afirmou Lopes.
Vogel acrescentou que se as provas ficassem para maio do ano que vem, poderiam prejudicar outros procedimentos que dependem da avaliação do Enem, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Financiamento Estudantil (Fies). Ele abriu a possibilidade de que o Sisu ganhe uma nova data no ano que vem.
De acordo com o presidente do Inep, procedimentos para garantir a segurança de alunos e monitores estão sendo planejadas para o Enem, de forma a reduzir o risco de contágio pelo coronavírus. Entre elas, estão a locação de mais salas para possibilitar o distanciamento entre os estudantes, disponibilização de álcool gel e máscaras. Além disso, os aplicadores da prova passarão por treinamento para se adequar às normas de segurança sanitária.