As atividades físicas sempre foram importantes, porém, em tempos de pandemia, como não deixar de se movimentar? E o exercício da leitura? Esses foram os temas do terceiro episódio do quadro Enem na Gaúcha, nesta segunda-feira (20), no Bom Dia Segunda-Feira, da Rádio Gaúcha.
Para o educador físico Alex Borin, uma boa dica é buscar atividades online oferecidas por profissionais habilitados. Além disso, ele orienta que o momento é mais adequado para manter o ritmo de forma moderada do que focar em performances.
O professor Guilherme Suman, do Solução Vestibulares, reuniu dicas para quem se prepara para a próxima edição do vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Embora a data inicial tenha sido suspensa pela universidade, há 12 obras anunciadas como leituras obrigatórias.
Neste episódio, a convidada do Grupo RBS foi Giane Guerra, que tranquilizou estudantes sobre a cobrança com relação à definição da carreira escolhida. A jornalista relatou que chegou a interromper a faculdade de Jornalismo para cursar Zoologia, porém desistiu, voltou para concluir o curso de Jornalismo e, depois, também formou-se em Direito.
— A escolha de um curso pode não ser definitiva. Tudo bem mudar de ideia depois. Se o jovem escolhe um curso e depois muda, eventualmente pode ter um ganho na outra área escolhida e pode servir para que ele seja um profissional diferenciado. Não tenha uma angústia tão grande por ter que tomar uma decisão neste momento delicado, em meio a essa pandemia. Desejo a todos serenidade — comentou.
Próxima semana
A partir da próxima semana, o Enem na Gaúcha, que tem produção e apresentação de Gustavo Gossen, inicia, também, uma série de entrevistas com professores que marcaram gerações no ensino no Rio Grande do Sul nas últimas décadas. Muitos deles seguem na ativa, outros seguiram caminho como políticos, escritores e até humoristas. O próximo episódio também vai abordar a questão das vacinas, entre outros temas.