A 38ª edição, no Brasil, da Eduexpo – feira de educação e intercâmbio – será realizada no próximo domingo (8), das 14h às 19h, no BarraShoppingSul, em Porto Alegre. O evento tem o objetivo de apresentar oportunidades de intercâmbio e contará com a presença de empresas especializadas do setor, além de representantes de escolas, universidades e governos dos principais destinos procurados pelos estudantes.
Durante a feira, haverá palestras gratuitas de agências governamentais de Estados Unidos, Canadá, França e Austrália sobre seus sistemas educacionais, destinos, oportunidades de trabalho, acomodações, vistos e outras questões envolvendo intercâmbio.
A inscrição, que pode ser feita por este site, disponibiliza o acesso ao aplicativo Edufindme, que possibilita aos estudantes se conectarem com instituições de ensino antes, durante e após o evento, facilitando o contato e dispensando intermediários.
— Esperamos que o evento seja útil para mais pessoas e que em 2020 o Brasil bata o recorde de estudantes que vão morar fora com o objetivo de aperfeiçoar os seus estudos. Estimamos um crescimento de 20% em relação ao ano passado — complementa Daniela Ronchetti, especialista no segmento de intercâmbios e diretora de operações da Eduexpo.
Mercado em crescimento
Uma pesquisa publicada em 2019 pela Associação das Agências Brasileiras de Intercâmbio (Belta) revelou que, mesmo com a crise econômica dos últimos anos, o mercado de intercâmbios cresceu por volta de 12% no país. Em 2019, mais de 415 mil estudantes brasileiros foram estudar fora. Nos últimos 10 anos, esse mercado triplicou de tamanho.
O estudo mostrou que os cursos de idiomas, em primeiro lugar os de língua inglesa, são os mais procurados, seguidos de cursos de idiomas com trabalho temporário e de férias para adolescentes. Os cursos de graduação aparecem em quarto lugar e em seguida vem o conhecido High School (equivalente ao Ensino Médio).
Os destinos mais procurados são Canadá, Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Irlanda e Malta. O Canadá segue liderando o ranking de melhor país para estudar há 14 anos. A ilha de Malta, na Europa, aparece pela primeira vez entre os seis destinos mais procurados porque implantou a política de o intercambista ter a possibilidade de estudar e trabalhar.
Programação
- EducationUSA – 15h10min às 15h40min
Palestra para tirar dúvidas sobre o processo de candidatura para faculdades e universidades americanas e a possibilidade de obtenção de bolsas de estudos com um orientador do EducationUSA, fonte oficial do governo americano.
- Campus France – 15h50min às 16h20min
Apresentação de oportunidades de estudo na França com foco no programa de bolsas parciais chamado Bienvenue En France.
- Embaixada e Consulado dos Estados Unidos – 16h30min às 17h
Fala sobre requisitos e procedimentos para solicitar um visto de estudante para os Estados Unidos após a aceitação em uma instituição americana.
- Study Melbourne – 17h10min às 17h40min
Palestra sobre o que é preciso saber sobre Melbourne, eleita em 2019 a melhor cidade para se estudar na Austrália.
- Governo do Canadá – 17h50min às 18h20min
Dúvidas, curiosidades e informações importantes sobre o sistema de educação do Canadá, destino mais procurado por brasileiros há 14 anos.