O vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) iniciará neste sábado (23). Diferente do que ocorreu nos últimos anos, quando as provas eram aplicadas em janeiro, de domingo a quarta-feira, nesta edição o processo seletivo será em dois finais de semana: nos dias 23 e 24 de novembro e 30 de novembro e 1º dezembro, sempre à tarde.
As provas serão aplicadas em 40 locais de Porto Alegre e outros três em Imbé/Tramandaí, no Litoral Norte e, ainda, três localidades em Bento Gonçalves, na Serra. Na Capital, a EPTC promete reforço nas linhas que atendem os locais de prova de maior movimento (confira mais informações abaixo).
Neste ano, 26.616 candidatos disputam 3.980 vagas em 90 cursos de graduação da UFRGS. Medicina segue sendo o mais concorrido, com 64,08 candidatos por vaga, seguido de Psicologia Diurno (29,75) e Psicologia Noturno (24,77).
Confira as informações mais importantes para os candidatos do vestibular 2020 da UFRGS:
Horários
- Neste ano, as provas ocorrem à tarde, com início às 15h. Os candidatos devem estar no local às 14h30min.
- Os vestibulandos terão quatro horas e trinta minutos para responder as provas de cada dia.
- Os candidatos só poderão sair das salas duas horas depois do início da prova.
O que levar
- Durante a realização das provas, o candidato só poderá manter consigo, em lugar visível, os seguintes objetos: caneta esferográfica azul ou preta, lápis, borracha, documento de identidade e uma garrafa transparente de água ou refrigerante sem rótulo.
Sabatistas
- Pessoas que não podem fazer a prova durante o dia de sábado por razões religiosas devem comparecer no mesmo horário que os demais candidatos (14h30min). Elas permanecerão separadas e farão o exame a partir das 19h.
Trânsito e transporte
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) programou reforço no transporte público de Porto Alegre nos dias do vestibular. O incremento de linhas ocorrerá principalmente na área do Campus do Vale, no bairro Agronomia, e também para as proximidades do Campus Fapa da UniRitter, na Avenida Manoel Elias, os locais com maior concentração de vestibulandos.
- Campus do Vale: mais veículos circulando das linhas T8, 343, D43, T10 e 375.
- Campus Fapa: mais carros para as linhas E56, E95 e T10.
Agentes da EPTC estarão orientando o trânsito nas imediações das áreas das provas, agilizando a circulação dos veículos.
Gabarito
- Os gabaritos de cada prova serão divulgados às 9h do dia seguinte à sua realização.
- Médias e abstenções também serão informadas no dia seguinte, às 18h.
Listão
- A divulgação dos resultados será feita no site do vestibular da UFRGS, no dia 16 de dezembro.
- O Boletim de Desempenho estará disponível no Portal do Candidato em até cinco dias úteis após a divulgação do resultado.
Candidatos e vagas conforme a forma de acesso
- Total: 26.614 candidatos e 3.980 vagas
- Acesso universal: 13.969 candidatos e 1.967 vagas
- Egressos de escola pública, independentemente da renda familiar: 6.322 candidatos e 213 vagas
- Egressos de escola pública, independentemente da renda familiar e autodeclarados preto, pardo ou indígena: 1.166 candidatos e 233 vagas
- Egressos de escola pública com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita: 3.962 candidatos e 222 vagas
- Egressos de escola pública com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita autodeclarados preto, pardo ou indígena: 1.046 candidatos e 241 vagas
- Egressos de escola pública, independentemente da renda familiar, PCD: 68 candidatos e 253 vagas
- Egressos de escola pública, independentemente da renda familiar e autodeclarados preto, pardo ou indígena PCD: 22 candidatos e 285 vagas
- Egressos de escola pública com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita PCD: 44 candidatos e 272 vagas
- Egressos de escola pública com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita autodeclarados preto, pardo ou indígena PCD: 15 candidatos e 294 vagas.
Ingresso pelo Sisu
- O vestibular preenche 70% das vagas da UFRGS. As 30% restantes são oferecidas via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) — com exceção do curso de Música, que tem prova de habilitação específica e todas as vagas são para ingresso via vestibular.
- Tanto no Sisu como no vestibular, 50% das vagas são reservadas, conforme a política de ações afirmativas, para estudantes oriundos do Ensino Médio público.
- Os candidatos ingressantes pelo Sisu serão conhecidos somente em janeiro. O período de envio de documentos e de análise é diferente do vestibular. Depois, a etapa de matrícula presencial é a mesma, mas isso acontece já perto do início das aulas.
- Com a antecipação do vestibular, a UFRGS entende que terá mais tempo para a análise da maioria dos ingressantes, já que 70% das vagas são ocupadas por essa modalidade de ingresso.