A democratização do acesso ao cinema no Brasil é o tema da Redação que os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 terão de escrever nas provas deste domingo (3). Neste primeiro dia de exame, estão sendo aplicadas as provas de Linguagens e Ciências Humanas, com 90 questões, além da Redação. O Enem 2019 tem 5,1 milhões de participantes inscritos.
A redação deve ser do tipo dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, desenvolvida a partir da situação-problema proposta e de subsídios oferecidos pelos textos motivadores. Redações com menos de sete linhas recebem nota zero, assim como as que reproduzem integralmente trechos dos textos motivadores e de itens do caderno de questões.
Um texto dissertativo-argumentativo deve ser opinativo e organizado para a defesa de um ponto de vista. A opinião do autor deve estar fundamentada com explicações e argumentos. Os critérios de correção da redação, com cinco competências, estão detalhados na "Redação no Enem 2019 – Cartilha do Participante".
Combate a fraudes e gabarito extraoficial
A vigilância para combater fraudes, que aumenta a cada edição do exame, foi reforçada neste ano com duas medidas. Todos os lanches e bebidas levados pelos estudantes para a sala de provas serão revistados e os candidatos donos de aparelhos eletrônicos que emitirem som serão eliminados do exame.
GaúchaZH publica nos dois dias de Enem um gabarito extraoficial elaborado por professores do curso de preparação online Me Salva!. As respostas encontradas entram no ar a partir das 18h30min no primeiro dia (3) e das 18h no segundo dia (10), conforme as alternativas são preenchidas pelos especialistas. Veja aqui como utilizar o gabarito extraoficial.
Veja os temas da redação de edições anteriores:
Enem 2009: O indivíduo frente à ética nacional
Enem 2010: O trabalho na construção da dignidade humana
Enem 2011: Viver em rede no século XXI: Os limites entre o público e o privado
Enem 2012: O movimento imigratório para o Brasil no século XXI
Enem 2013: Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil
Enem 2014: Publicidade infantil em questão no Brasil
Enem 2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira
Enem 2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil
Enem 2017: Desafios para formação educacional de surdos no Brasil
Enem 2018: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet