Mais de 2 mil alunos, de mais de 20 escolas das redes públicas e privada, transitaram pelo Centro de Eventos do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE-RS) entre quarta (9) e quinta-feira (10), em Porto Alegre, e tiveram a oportunidade de participar da primeira edição da Expo CIEE-RS. Gratuito, o evento proporcionou aos jovens um ambiente regado a música, jogos imersivos, realidade virtual, corrida de drones e muito conteúdo. Foram, aproximadamente, 30 palestras que abordavam, de maneira didática, temas como inovação, inteligência artificial, profissões do futuro entre outros.
A iniciativa que mescla conhecimento, experiência sensorial e entretenimento teve sua estreia aqui no Estado, mas já faz parte do calendário paulista há 22 anos. A vinda do projeto para o Rio Grande do Sul busca estreitar relações entre o jovem, o mundo tecnológico e o mercado de trabalho, diz o gerente de relações institucionais do CIEE-RS, Cláudio Bins.
— Queremos oferecer informação e conhecimento de qualidade por meio das iniciativas ligadas à inovação também por meio dos palestrantes. Nosso propósito é fazer com que os estudantes saiam daqui ainda mais conscientes da importância do conhecimento e do estudo para o futuro deles — afirma Bins que deseja ver a participação ativa desses jovens na construção das novas tecnologias.
Para a animada plateia que ocupava as poltronas do Teatro CIEE, Angelita Garcia, consultora e designer comportamental, e Rodrigo Selback, que trabalha com desenvolvimento pessoal, falaram sobre diversidade e inovação. Angelita ressaltou que os jovens que entram no mercado de trabalho precisam lidar com uma dualidade:
— Gestores querem ideias inovadoras, mas, às vezes, o mundo não as aceita. Isso pode ser frustrante, porque o pensamento de algumas pessoas ainda é muito analógico, mesmo na era digital.
Enquanto observava uma partida de futebol de robôs, Alessandro Soares, 18 anos, estudante do segundo ano do Ensino Médio, se disse preocupado mais em passar de ano neste momento. Contudo, ele já vislumbra o futuro e acredita que eventos como esse são importantes norteadores de carreira:
— Em relação ao futuro, estou um pouco confuso ainda e muita gente aqui também deve estar, porque é uma decisão importante essa de decidir por uma profissão. Vir aqui conhecer outras áreas, novas pessoas, é bom porque pode ajudar, não a escolher algo, mas a guiar para uma área de interesse.