Ditadura militar, holocausto, respeito às diferenças, discursos de ódio, direitos das mulheres, criatividade. Os 10 finalistas do 7º Prêmio RBS de Educação entre escolas da rede pública recorreram a debates de longa data e também a discussões contemporâneas para embasar seus projetos.
As iniciativas dos professores incluíram recursos como a produção de cartas manuscritas — em uma época dominada pela tecnologia — e a transformação dos estudantes em roteiristas, atores, atrizes e escritores, como demonstram os trabalhos apresentados nesta página. Ao todo, neste ano, o concurso, que o objetivo de estimular práticas de mediação e incentivo à leitura em diferentes áreas do conhecimento, recebeu 231 inscrições de todo o Rio Grande do Sul. Os vencedores serão conhecidos no dia 4 de novembro, às 9h, no Farol Santander, em Porto Alegre.
Em um primeiro momento, os trabalhos foram avaliados por um júri técnico. Atualmente, está ocorrendo a votação popular pelo site do prêmio. Serão premiados primeiro, segundo e terceiro lugares em escola pública; primeiro, segundo e terceiro lugares em escola privada; vencedor de escola pública por escolha da audiência; vencedor de escola privada por escolha da audiência; cinco menções honrosas (meio ambiente, cidadania, gênero, raça e inclusão). Nesta sexta-feira (25), GaúchaZH detalhará os 10 trabalhos finalistas na categoria escola privada.
Além de R$ 5 mil, o primeiro colocado de cada categoria receberá livros da editora L&PM. No total, serão distribuídos R$ 41 mil entre os vencedores e finalistas. Todos os finalistas serão presenteados com R$ 1 mil mais um leitor de livros digitais Kindle.
Realizado por Grupo RBS e Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, o 7º Prêmio RBS de Educação tem apoio técnico do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).
Finalistas na categoria Escola Pública
A Literatura e a Música: Os Anos que Seguiram 64
- Proposta: estudo e análise da ditadura militar do Brasil entre 1964 de 1985, destacando a literatura e a música como uma forma de análise crítica da democracia, da cidadania e da violação dos direitos humanos
- Escola Estadual de Ensino Fundamental Centenário, de Ijuí
- Professora responsável: Danieli de Oliveira Biolchi.
Dados, músicas, filmes e todo o material possível oportunizam aos alunos compreender o sentido real da democracia e o respeito aos direitos humanos.
Conexões Literárias: Histórias que Encantam Crianças e Vovós
- Proposta: construir conexões de leitura de mundo e de livros com sujeitos de diferentes gerações.
- Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Farencena, de Santa Maria
- Professora responsável: Camila da Rosa Parigi
Consciência Negra: Respeitando as Diferenças
- Proposta: promover o incentivo à leitura e o reconhecimento da cultura africana, além de refletir sobre a importância da palavra "respeito" para a transformação de atitudes preconceituosas.
- Escola Municipal de Ensino Fundamental Boaventura Cardoso da Silva, de Camaquã
- Professora responsável: Stephanie Guasselli Vieira Lindmann
Notar a propriedade com que os alunos falam sobre esses assuntos dá a sensação de dever cumprido. Sabemos do prestígio do prêmio e conhecemos o trabalho que a RBS desenvolve no incentivo à educação.
De Alunos a Atores e Autores: Agentes de Ação Graças aos Livros e ao Cinema
- Proposta: produção de filmes, concurso literário e publicação de livro.
- Escola Estadual de Ensino Médio Agostinha Dill, de Condor
- Professor responsável: Airton Pott
Os alunos passaram a reconhecer mais a importância da leitura e da escrita. O crescimento deles é verificado pela fala, pela postura, pela leitura, pela escrita. Em meio a tantas dificuldades, precisamos de motivações, e o prêmio incentiva os professores.
Holocausto e os Discursos de Ódio
- Proposta: trabalhar a Segunda Guerra Mundial, o nazismo e o holocausto nas aulas de história.
- Escola Municipal de Ensino Fundamental 25 de Julho, de Campo Bom
- Professora responsável: Simone Silva da Silva
As experiências foram muito significativas, o que se pode perceber na fala deles. Ser finalista é um sonho.
Letramento Literário e Arte: Ler ou Não Ler, Eis a Questão
- Proposta: incentivar a leitura da literatura clássica e contemporânea a partir da inserção dos alunos em práticas de letramento literário autênticas.
- Instituto Federal Farroupilha, de Santa Maria
- Professora responsável: Marcia Juliana Dias de Aguiar
Inquestionável o crescimento cultural, literário e humano deles. Me enche de alegria e gratidão saber que as pessoas valorizam muito projetos que incentivam a educação e a leitura na era tecnológica atual.
Minha Cor, Tua Cor, Todas as Cores
- Proposta: o projeto elegeu leituras nas quais os protagonistas são personagens negros para tratar da representatividade e da alteridade.
- Colégio de Aplicação da UFRGS, de Porto Alegre
- Professora responsável: Caroline Valada Becker
A literatura é uma potência e nos convida a refletir e a sentir. O projeto possibilita mudanças, permitindo que surjam relações sociais baseadas no respeito e na valorização das identidades negras. Estar na lista dos finalistas significa o reconhecimento de um longo trabalho.
O Escrever num Mundo Digitado
- Proposta: incentivo à leitura e à escrita manuscrita de cartas em tempos de tecnologia digital.
- Escola Municipal São José, de São Sebastião do Caí
- Professora responsável: Janaína Flores
O projeto despertou a curiosidade pelas cartas manuscritas, pela leitura e pela escrita, contribuindo para uma aprendizagem significativa. Ser finalista é poder dar visibilidade a um trabalho que fazemos com amor pelos nossos alunos.
Olhar Salgado — Sensibilizar o Olhar Através da Leitura
- Proposta: despertar na criança a curiosidade e o desejo pelo aprender através da leitura nos seus mais variados suportes, entre eles, as fotografias de Sebastião Salgado.
- Escola Estadual de Ensino Medio Otavio Caruso Brochado da Rocha, de Ijuí
- Professora responsável: Raquel de Souza Bortoli
Os alunos ampliaram seu olhar sobre o mundo para conhecer outras realidades. Represento aqui meus alunos, oriundos de uma escola pública de qualidade, e muitos colegas que também realizam projetos que incentivam a emancipação do ser humano.
Projeto Todos por Elas
- Proposta: estimular a discussão e o diálogo sobre o direito das mulheres a uma vida com segurança, liberdade e paz, tendo como referência a leitura de diferentes gêneros textuais.
- Escola Municipal de Ensino Fundamental Martha Wartenberg, de Novo Hamburgo
- Professor responsável: Luiz Fernando Lamb Balon
O trabalho mostrou a necessidade de investimento em nossos alunos para que não se perpetuem por mais e mais gerações os conceitos antigos sobre mulheres que ainda circulam em nossa sociedade. Estamos em uma trajetória de quebra de tabus dentro da escola, na luta diária por respeito, ultrapassando os muros dela.