Passou o tempo em que o celular era visto como inimigo dos estudos. Hoje, o dispositivo é um aliado cada vez mais presente na rotina de quem se prepara para provas em todos os níveis de ensino, sendo inclusive incentivado por muitos professores como ferramenta complementar de aprendizado. Entre os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, com provas nos dias 3 e 10 de novembro, seguir perfis que ajudam a estudar faz parte do plano de estudo.
— O celular é uma extensão do corpo desses jovens, então eles assimilam mais facilmente os conteúdos nessa plataforma, especialmente quando são feitos por jovens como eles ou por professores nem tão jovens, mas com uma linguagem mais livre, mais próxima da realidade deles — observa a professora Rute Favero, do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que estudou o uso de redes sociais na educação na tese de doutorado.
Até mesmo em sala de aula, a professora, que ministra atividades multidisciplinares em Cultura Digital, tem procurado provocar os estudantes a pesquisar conteúdos sobre o que está sendo trabalhado na classe. Assim, de um convite à dispersão, o aparelho passa a ser visto como uma ferramenta útil para facilitar a compreensão das matérias.
Na reta final de preparação para o Enem, essas plataformas podem ser úteis para revisar conteúdos e fixar tópicos relevantes. Conheça cinco perfis:
Redação e História com @dedaaladim
Grandes temas de História, como Era Vargas, Crise de 1929 e Iluminismo, em vídeos de cinco minutos, uma websérie que conta a história do Brasil viajando pelo Brasil, técnicas para escrever a redação do Enem em uma hora, frases prontas para começar um texto e até como escrever a redação do Enem sem saber nada sobre o tema. Esses são alguns dos destaques das redes de Débora Aladim, autora do livro Redação Infalível (Companhia das Letras, 2019), que compila as dicas que a mineira de 21 anos vem compartilhando desde os 15 na internet. A jovem, que faz faculdade de História na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem mais de 2 milhões de seguidores no YouTube e 570 mil no Instagram. Todas as terças, quintas e sextas, ela posta dicas e tira dúvidas dos seguidores nos Stories.
Biologia com @paulojubilut
Nos destaques do Instagram, o biólogo Paulo Jubilut percorre os biomas brasileiros — da Amazônia ao Pampa. O estudante encontra mais viagens de Jubilut no canal do YouTube do professor, com mais de 1,7 milhão de inscritos. Ele já passou pela África, Indonésia e Emirados Árabes, trazendo lições de biologia a partir do contato direto com a natureza. Também é possível entender tópicos mais técnicos, como mitose e meiose, com ajuda de Jubilut. Depois de ser demitido de um cursinho pré-vestibular em 2011, o biólogo resolveu começar a gravar vídeos no YouTube falando sobre biologia de uma forma descontraída. Hoje, mais de 30 pessoas trabalham na plataforma de educação Biologia Total, que inclui também ensino de Física e Química com outros professores, em cursos intensivos que incluem revisão geral para o Enem.
Matemática com @professorferretto
Questões de matemática do Enem resolvidas são o forte do Professor Ferretto no IGTV, mas ele também investe em aulões de revisão para o exame no YouTube. Policial federal licenciado, natural de Passo Fundo, Daniel Ferretto descobriu a vocação para lecionar quando cursava Engenharia de Controle de Automação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Para se manter em Florianópolis, ele começou a dar aula em um cursinho comunitário. Decidiu trocar a Engenharia pela Matemática e passou a publicar videoaulas no YouTube explicando operações matemáticas básicas em 2014, paralelamente à carreira como policial. Acabou se licenciando da Polícia Federal para se dedicar ao ensino nas redes sociais.
Exatas com @umberto.mann
O mineiro Umberto Mannarino é especialista em Enem: ele fez a prova em 2016, 2017 e 2018. No último exame, atingiu a média de 814,3, com invejáveis 43 acertos em Matemática, entre 45 questões. Nos Stories e em vídeos no IGTV, ele compartilha a experiência no exame ajudando estudantes a se virarem em conteúdos de Exatas. No YouTube, o canal Exatas Exatas, que tem mais de 600 mil inscritos, apresenta todo tipo de macete — tem vídeo até com técnicas para chutar (certo), usando o que Mannarino chama de "teorema de chutágoras". Também tem muitos vídeos de questões do Enem com resoluções comentadas.
Todas as matérias em @descomplica
Com quase 800 mil seguidores, o Instagram do Descomplica tem conteúdos sobre todas as matérias com diversos professores. O perfil no Instagram apresenta Stories diários com dicas sobre tópicos como regra de três, fórmulas de física e gêneros literários. No IGTV, tem vídeos com professores explicando os mais diversos conteúdos, desde dicas infalíveis para tirar de letra qualquer tema de redação até por onde começar a estudar para o Enem (se você deixou para se preocupar com isso só agora). No Youtube, o canal do Descomplica tem 2,7 milhões de inscritos e promove aulões ao vivo quase diariamente com apostas dos professores sobre os principais tópicos que devem cair na prova.