A agência Sine de Santo Ângelo está com as portas fechadas desde o dia 5 de agosto. O motivo é a falta de pagamento da conta de luz. Referência na Região das Missões, a unidade realiza cerca de 100 atendimentos por dia envolvendo intermediação de mão de obra, seguro-desemprego e Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) informou que, desde outubro de 2017, não recebe recurso federal do convênio firmado entre o governo do Estado e o Ministério da Economia para custeio das Agências FGTAS/Sine. Com isso, o Estado concedeu suplementação orçamentária para manutenção das Agências de acordo com as prioridades elencadas pela Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz).
A Secretaria Estadual da Fazenda, no entanto, informou que o pagamento está sendo providenciado e nos próximos dias deve acontecer a liberação do recurso.
De acordo com a FGTAS, os trabalhadores que possuírem agendamento de seguro-desemprego e de encaminhamento de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) estão sendo contatados por telefone para remarcar a data de atendimento. A Fundação também salientou que os trabalhadores podem procurar a Agência FGTAS/Sine Ijuí, que fica a 45km de Santo Ângelo.