Correção: a Universidade de Caxias do Sul é uma instituição privada, e não federal como publicado entre 17h de 18 de junho e 8h34 de 19 de junho. O texto já foi corrigido.
Uma avaliação feita pela revista britânica Times Higher Education (THE), que compara universidades voltadas à pesquisa, divulgou nesta terça-feira (18) um ranking com as 150 melhores instituições de ensino de 12 países da América Latina. Destas, sete estão localizadas no Rio Grande do Sul. Em comparação à lista do ano passado, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) caiu uma posição. Agora, a instituição encontra-se em 11º lugar.
Marcam presença também a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em 20°, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em 46°, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), entre as posições 51 e 60, a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), entre as posições 61 e 70, a Universidade de Caxias do Sul (UCS), entre as posições 100 e 150 e a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), também entre as posições 100 e 150. Do número 50 em diante, a instituição avaliadora apresenta apenas as faixas de classificação, sem informar posições exatas.
Das 10 melhores da América Latina no ranking, seis são brasileiras. A melhor posição (2º lugar na lista) é da Universidade de São Paulo (USP), seguida da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ambas de São Paulo — o Estado que tem ainda Universidade Estadual Paulista (Unesp) entre as 10 melhores. No ranking total, o Brasil é o país que mais se destaca. São 52 instituições presentes na lista deste ano, contra 43 no ano anterior.
Há 13 indicadores de desempenho utilizados para formular o ranking latino-americano, incluindo o ambiente de ensino, a internacionalização, a inovação, o número de pesquisas, o volume investido nos estudos e as citações, ou seja, a influência das pesquisas. A metodologia é a mesma empregada para avaliar universidades em escala global, mas os pesos são recalibrados para refletir as características das universidades da América Latina.
As 20 melhores da América Latina
- Pontificia Universidad Católica de Chile - Chile
- Universidade de São Paulo (USP) - São Paulo, Brasil
- Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - São Paulo, Brasil
- Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) - RJ, Brasil
- Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey - México
- Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - São Paulo, Brasil
- Universidade do Chile - Chile
- Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Minas Gerais, Brasil
- Universidad de los Andes - Colômbia
- Universidade Estadual Paulista (Unesp) - São Paulo, Brasil
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - RS, Brasil
- Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - SC, Brasil
- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - RJ, Brasil
- Universidade Nacional Autônoma do México - México
- Universidade de Brasília (UnB) - DF - Brasil
- Universidade Federal de São Carlos (UFScar) - SP, Brasil
- Universidade Federal de Viçosa (UFV) - MG, Brasil
- Universidade Autônoma Metropolitana - México
- Universidade Federal do Ceará (UFC) - CE, Brasil
- Pontifícia Universidade Católica do Peru e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)*
*As duas universidades aparecem na mesma posição.