A estudante gaúcha Mariana Bigolin Groff, 17 anos, cumpriu nesta quinta-feira (11) o objetivo que a levou para Kiev, na Ucrânia: ganhar a medalha de ouro na 8ª European Girls Mathematical Olympiad (EGMO). Assim, a jovem passa a ser a primeira brasileira a conquistar o ouro na competição, que neste ano reuniu 196 estudantes, de 49 países.
Esta é a terceira participação de Mariana na EGMO. Em 2017, em Zurique, na Suíça, recebeu a medalha de bronze. Ano passado, em Florença, na Itália, conquistou a medalha de prata.
A cerimônia de premiação foi nesta sexta-feira (12) (o vídeo pode ser conferido abaixo). Mariana carregava uma bandeira do Brasil quando foi chamada ao palco para receber a medalha.
Ex-aluna da Escola Estadual Cardeal Roncalli, de Frederico Westphalen, Mariana foi à Europa acompanhada de mais três brasileiras, componentes da equipe que representou o país na competição, juntamente com duas professoras selecionadas pela Comissão da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Duas das colegas de equipe receberam medalhas de bronze. No quadro geral dos países participantes, o Brasil ficou na 20ª posição.
Das resoluções de problemas matemáticos às medalhas
Esta não é a primeira vez que a jovem gaúcha ganha um prêmio e matemática e é bem provável que não seja o último. Ao todo, Mariana já ganhou 28 medalhas nacionais e cinco internacionais em competições. Além do hexacampeonato na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), a jovem acumula ainda medalhas nas áreas de física, astronomia, química e informática.
Mariana cursava o 7° ano do Ensino Fundamental quando realizou pela primeira vez a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Segundo ela, o incentivo veio dos professores da escola estadual onde estudava em Frederico Westphalen.