Após o ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodriguez, enviar a escolas de todo o Brasil uma carta em que pede para que, no primeiro dia de aula, os estudantes sejam filmados enquanto cantam o Hino Nacional, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) iniciou uma campanha pedindo para que alunos fizessem vídeos mostrando problemas estruturais de suas escolas e os enviassem ao Ministério da Educação, além de compartilhá-los nas redes sociais por meio da hashtag #MinhaEscolaDeVerdade.
"Será mesmo que a prioridade do Ministério da Educação do nosso país deve ser gravar estudantes cantando o Hino Nacional e repetindo o slogan político do presidente eleito? Por que o MEC não sugere que sejam gravados problemas reais das escolas brasileiras?", questiona o presidente da Ubes, Pedro Gorki, em vídeo publicado nas redes sociais.
Prontamente, estudantes de diversas regiões do país aderiram à campanha e passaram a compartilhar nas redes sociais vídeos, fotos e relatos dos principais problemas que enfrentam nas escolas.
No Twitter, os usuários comentaram sobre a falta de professores e materiais escolares básicos:
No Facebook, um vídeo que mostra uma inundação em uma escola da zonal sul de São Paulo chegou a ter mais de 650 mil visualizações: