A estudante de Relações Internacionais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Renata da Silva Padilha, 22 anos, foi selecionada para participar da Assembleia Jovem da Organização das Nações Unidas (ONU). O evento será realizado em Nova York, nos Estados Unidos, de 14 a 18 de fevereiro de 2019. Renata será um dos 50 representantes brasileiros na conferência.
Renata é natural de Porto Alegre e morou toda sua infância no bairro Restinga. Ela ingressou em 2016 na UFPel e se mudou para Pelotas por conta do Sistema de Seleção Unificada (SiSu).
Na visão da estudante, sua vitória não é apenas pessoal, é uma conquista da comunidade da Restinga e da própria universidade:
- Com muito orgulho, digo que me criei no bairro Restinga, e agora uma guria da Restinga vai representar o Brasil na ONU. Além disso, a UFPel será internacionalizada. Espero trazer meus conhecimentos adquiridos lá para dentro da universidade. Estou muito feliz.
Para ser selecionada, Renata se inscreveu no edital lançado pela ONU e respondeu um questionário sobre a sua vida, seus projetos e suas motivações profissionais. Nessa etapa, ela citou alguns dos seus trabalhos sobre empreendedorismo social e também estudos que desenvolveu sobre a representatividade da mulher jovem no âmbito político.
A Assembleia Jovem ocorre duas vezes ao ano e busca dar espaço a jovens engajados em atividades sociais. A ideia é que, ao retornarem aos seus países, eles apliquem o que lhes foi ensinado.
Com recursos limitados, Renata busca ajuda de parceiros e amigos para viabilizar a viagem aos Estados Unidos. A ONU se responsabiliza somente pelo custeio das atividades no local, mas os gastos com alimentação, transporte e hospedagem têm de ser pagos pelos jovens.
Segundo Renata, esse será mais um desafio difícil, mas não impossível:
- Fiquei muito feliz de ter chegado até aqui, agora estou em busca de patrocínios. Já teve gente que me ajudou e eu consegui retirar o passaporte. Agora faltam as passagens, sei que é difícil, mas não vou desistir.